RELAÇÃO DA POESIA COM O AMOR.

Certa vez li uma crônica de uma amiga do Recanto que muito me tocou. O nome da crônica é:

O que é poesia?

Nessa crônica, Rejane Chica disse que não consegue definir o que é poesia do jeito que outros poetas definem. Ela pensou nas formas em que a poesia apresenta em nossas vidas e exemplificou com gestos como: um abraço de uma criança, olhar sincero de uma cachorrinha, no belo canto dos pássaros pela manhã. Ela conta em seguida sobre um lindo gesto de seu marido que ligou para ela assim que saiu de casa para contar que a rua estava forrada com um lindo tapete lilás. O vento à noite forrou a rua de florzinhas. Ela fotografou o tapete antes que os zeladores dos prédios varressem as flores juntando os montinhos de florzinhas que eram poesias para os poetas e lixo para os não poetas.

Essas formas de poesias vivenciadas que Rejane Chica descreve é o verdadeiro amor que se manifesta através de gestos, olhares, atenção.

Comentei a crônica da Chica, pois tive a felicidade de ficar muito emocionada com os gestos de minhas sobrinhas que moram numa cidadezinha de Santa Catarina.

Eu fui nessa cidade para assistir ao casamento de uma de minhas sobrinhas.

Fiquei hospedada na casa de meu cunhado. No dia do casamento, minha cunhada me disse que eu não precisaria ir ao salão de beleza para fazer as mãos e os pés, o cabelo e maquiagem, pois suas filhas fariam tudo isso para mim.

Conforme a mãe delas disse, tudo foi feito. Uma delas me disse que fez o curso de maquiagem, e fez minha maquiagem com palpites de todas. Duas fizeram escova no meu cabelo. A mesma que fez a maquiagem retocou o esmalte de minhas mãos e pés, que eu já tinha feito, mas tinha saído um pouco de esmalte de três unhas. O esmalte era da cor vermelho paixão. Ela passou outro em cima dele que era cintilante e ficou muito bonito. Fiquei bem maquiada, bem penteada e unhas bonitas. Senti muito emocionada com essa atitude de minhas sobrinhas que não há dinheiro que pague. É preciso dizer que não paguei nada pelo trabalho, apenas agradeci. Chica disse que fotografou o tapete de flores lilases. Aconteceu que eu também fui fotografada pelas minhas sobrinhas na festa de casamento. Comparando o texto da Chica com os gestos de minhas sobrinhas percebi que a poesia se relaciona com o amor.