BRASILIA nos 2010
        CINQUENTENÁRIO no 21 de Abril


Cinqüenta anos não é muito não!
Já CINQUENTENÁRIO pareceu um mundão.


Hoje é 21 de abril de 2010 e Brasília completa cinqüenta anos.
Parabéns Brasília! FELIZ ANIVERSÁRIO!

Brasília você é uma cidade criança, cinqüenta anos é muito novinha para uma cidade. Eu te vi novinha!

Há uma foto de página inteira da Folha de hoje, que eu queria ilustrar neste meu espaço.  Uma foto de cor siena a quase preto, lindíssima, numa página inteira, Página Especial, número 11 – (CENTRO DE Documentação e Memória Camargo Corrêa) do Acervo CDMCC.
Eu daria a esta imagem o nome de O SONHO
Eu completaria: que SE TORNOU REALIDADE!


Esta foto e o lugar levariam a Brasília. Antes da inauguração de Brasília eu passei por esse lugar. No Centro Oeste, no Planalto Central do Brasil, nosso ônibus da ENE, Escola Nacional de Engenharia, rumava para Brasília levando os alunos da nossa turma para conhecer a cidade de JK, o novo Distrito Federal.

Esta imagem é a imagem do Sonho e da beleza do nosso Brasil. Plana. Para qualquer lado que se olhasse se via o horizonte, um mar de terra. Nossa estrada não tinha início nem fim ao olhar. Salve!


Salve!

Quando vi isso, para frente ou para trás, a estrada não tinha fim nem começo. Era uma linha infinita! Só um Brasil grande assim podia nos dar aquela visão impressionante. Brasil de amor, de sonhos, de futuros.
Foi uma viagem maravilhosa de jovens a se formar. Chegados a Brasília foi de tirar o fôlego: éramos mais brasileiros, JK era o sonho confirmado, realizado, Niemeyer expunha-nos a beleza implantada na Esplanada, na planície ao redor, com as flores de Cerrado, nas superquadras futurísticas de uma vida futura idealizada perfeita. Acima de tudo, a nossa confiança no Chefe de Estado JK e a BRASÍLIA prometida e pronta.


Meu Deus! Eu tive uma certeza: virei morar aqui e aqui trabalhar. Maravilhoso, promissor. Era verdade: “cinqüenta anos em cinco”!
Hoje, nenhum jornalista da Folha de S. Paulo, fala bem de Brasília. O povo que lá cresceu ou mora lá, fala mal de Brasília.
 
Eu sei por que, por que não sonharam e não amaram a cidade.


MAS EU TE AMO BRASÍLIA.