DIÁLOGO COM O DESESPERADO

DIÁLOGO COM O DESESPERADO

O templo era ecumênico, poucas pessoas sentadas nos bancos enfileirados como o das igrejas sem padres ou qualquer outra pessoa para pregar alguma coisa e tentar enfiar guela abaixo as suas crendices ou para ser mais dócil a fé de cada um... amém,aleluia,assim seja, namastê... Ninguém ajoelhava mas o respeito era como se alguma divindade estivesse presente.

Um homem senta-se ao lado de outro, com trajes mais simples:

- Mas com tantos lugares e esse cara senta logo do meu lado, nem aqui posso ficar só.

Mas o homem ficou calado, concentrado como todos ali, um tempo se passou e ele percebeu que o outro começou a chorar, um choro brando mas que chamou a sua atenção e pensou: "Estou aqui para agradecer a Deus a graça que é a minha vida e sento logo do lado de um homem que chora, vou conversar com ele".

-O senhor quer conversar?

-Não tenho nada para falar.

-Mas o senhor não quer mesmo? Por que choras?

-Choro, porque perdi a esperança, não vejo futuro para mim, não consigo enxergar sentido em nada e ao mesmo tempo sinto que existe uma necessidade de dar sentido a minha vida, porque tenho que suprir as minhas necessidades básicas, não tenho nada, mas esperança eu sempre tive e ela me mantinha vivo, alegre...

-Mas o senhor não trabalha?

-Não. Recebo um benefício da previdência social de R$ 530.00 e é todo destinado ao aluguel da casa, não posso trabalhar porque tenho medo de tudo.

-De tudo, como assim?

-De sair, de dirigir, de andar de ônibus,de chuva, de raios e trovões, de tudo.

-Já procurou ajuda médica?

-Se o senhor me arranjar um médico que olhe para mim, que me dê atenção e que me cure, eu vou.

-É, realmente é difícil, mas não é impossível, o senhor já tentou ?

-Inúmeras vezes e até já fui consultado, a consulta que mais demorou levou 3 minutos.

-É difícil, não sei o que dizer.

-O senhor não queria conversar?

-Eu queria te ajudar, o senhor não tem irmãos, amigos?

-Tenho, mas eles cansaram de ajudar, devem me achar um fracassado ou vagabundo, mas não sou.

-Mas por quê ?

-Não sei.

-Qual é a sua religião?

-Amém e a sua?

-Namastê.

-É, tem de tudo, assim seja.

-Mas Deus é um só e ele está com cada um de nós, comigo e com o senhor.

-O senhor entende o que Deus quer de nós?

-Não, nunca entendi.

-Então, como vou fazer com a minha vida? A única saída é ganhar na loteria, sendo que eu não jogo.

-Mas o seu problema é só financeiro?

-Tem gente que diz que sim, mas eu tenho certeza de que não.

-Eu vou te falar que a esperança na vida o senhor não pode perder, aconteça o que for, seja duro com o senhor e diga não à desistência da vida, mantenha a sua esperança,

o fogo que move a vida, sem ela o senhor a perde, sinto que o senhor existe, mas não vive.

-É o que tento fazer há anos.

-Pois continue, o senhor não sabe o que vai acontecer amanhã, tudo pode mudar, já que não entendemos Deus. Ele pode qualquer coisa.

-Nos matar?

-Sim, mas pode também resolver todos os seus problemas num piscar.

-O senhor foi o único que não tentou me ensinar nada e eu nunca te vi.

-Se eu soubesse teria prazer em te ensinar.

-É... Por hoje, o senhor me reviveu, amém.

-Namastê.

-Assim seja.

-Aleluia.

Candido Rios-