Elixir da juventude

Outro dia, um colega de trabalho me perguntou se eu havia tomado o elixir da juventude, porque segundo ele, após a cirurgia que me submeti, estava me achando bem mais jovem, mas alegre que antes e com um sorriso todo exuberante.
Sinceramente, confesso que gostei do elogio ( e quem não haveria gostado?), mas respondi pra ele, humildemente, que era bondade dele. Talvez por me vê com bons olhos teve esta impressão, mas pelo contrario, estava mesmo era sem graça. Respondeu-me que não era o que parecia (mas era como me sentia mesmo,embora não acreditasse).Então, refleti um pouco sobre o assunto.

Penso que não existe elixir pra juventude, existe alma jovem que se resplandece no sorriso, nos pequenos gestos, na maneira de pensar e encarar a vida.

Tem coisas que vejo hoje, que gostaria de ter visto há vinte anos, porque o modo como as vejo, é bem mais jovem que antes. Na verdade,com o tempo, a experiencia não ensina, refletimos sobre ela. Daí, tiramos nossas proprias conclusões.Contudo, o que é a juventude?

A juventude entendida como um segmento da sociedade , compreende um período cronológico que se dá na adolescência, um período de transição em que o individuo busca sua autonomia social. Psicologicamente, é um período crítico de definição do ego, com grandes mudanças na personalidade.
Mas será que é só isso? Penso que não. Explico;

Ser jovem aos dezoito, quarenta, sessenta... Depende muito do estado de espírito. Do ponto de vista, físico, logicamente, as linhas,as células se modificam, deixam marcas, mas nada que um bom cuidado, não resolva, mas a alma não obedece ao relógio dos dias e das horas. Transcende.

Uma vida saudavel, sem magoas, rancores, e vontade de fazer o bem ao próximo, provavelmente, pode não ser um elixir pra juventude, mas certamente, aumenta as possibilidades de serem descortinados dias melhores, com mais sentido.

Uma vida saudável, com pensamentos saudaveis, repito, é a porta de entrada pro eterno, porque o que é eterno, não fica velho nunca e as coisas que fazem bem ao espírito, que nos deixa mais leves, jovens a cada dia,têm probabilidade a nos tornar seres melhores, mais sensiveis e amaveis, nos condicionando a um convivio social mais otimista, mais humano e não tem coisa melhor que está ao lado de alguém que nos faz nos sentir vivo, alegre, disposto. Uma  espiritualidade bem alimentada, pautada na fé em Deus, que tudo pode e na força interior que temos, também ajuda muito.Tudo isto, contribui  pra longevidade.É algo que vem de dentro pra fora e contagia.

Por isso, costumo dizer que é preferível, ter uma raiva, que um desgosto, pois não sei guardar magoas, mas o desgosto causa impressão de envelhecer mais cedo, porque transparece. Assim, o bom é estar em paz consigo e com Deus, sem acusações na consciência, porque nossos olhos não nos acusam, pelo contrario, dizem da nossa serenidade.

Por fim, quando estimulamos a auto estima, e contribuímos a uma vida saudável, em todos os sentidos, sem priorizar problemas, dissabores, amarguras, e sim, o otimismo, a busca da felicidade interior, certamente, os dias se tornam mais agradáveis, e a juventude acena pra alma, querendo fazer morada no espírito.

 

Antonia Zilma
Enviado por Antonia Zilma em 18/04/2010
Reeditado em 19/09/2022
Código do texto: T2204153
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.