A vida não é assim!
Ainda me pego ouvindo conselhos de conformistas desacreditados e repetindo sua frase mais clichê: “Não liga não, a vida é assim mesmo!”. Não, a vida não é assim. Não se deixe enganar. A vida é assim para quem está falando, mais nunca para quem está vivendo.
Com ou sem exageros, para quem está vivendo a situação é a pior. Parece não ter fim e que aquele dia, semana, mês não deveria ter sequer existido em nosso calendário.Você acorda, parece que nada está bom: o café da manhã não sacia, aí você come demais e sente culpado mais tarde, ou, sai de casa sem comer e sente fome mais tarde. Chega na faculdade com aquela cara de mau dia. Parece que está escrito na sua testa: “Por favor, perguntem-me se estou mal!”, todo mundo passa a te ler e perguntar desde então. Você não quer responder, então coloca a culpa no café da manhã, no tempo que está frio ou quente demais, no professor ou na aula chata, no trânsito, no ônibus e em tudo que a vida te dá direito. Ou então, desabafa e escuta a frase conformista e desacreditada. Era melhor não ter falado nada. Durante o resto do dia é fácil colocar a culpa do problema em tudo, menos em nós mesmos. Chega a noite, que para os tristes, é sinônimo de solidão. A noite nos afronta, nos culpa. Engolimos tudo à seco, você fugiu e fingiu o dia inteiro, mas parece que ao deitar, até o travesseiro quer discutir seu problema. Você tenta dormir, mas tudo continua errado, e pela primeira vez, você é realista: sabe que não vai mudar no dia seguinte. Pausa para o choro. Por isso a rotina é sempre a mesma: você dorme, você acorda, parece que nada está bom e só tende a piorar.
Tudo que aconselhamos ao longo da nossa vida essa hora não nos serve. Para o outro, você é um livro de auto-ajuda, mas pra você mesmo, é o santo que não faz milagre. Tudo que experimentamos e deu certo antes não funciona mais, não queremos ouvir ninguém e se queremos, é mais por desespero do que pra mudar. Acredite: se conselho fosse bom e funcionasse para todos, seria de graça e igual – por isso, escute, mas nem tudo valerá pra sua situação. Tudo tem dois lados, ou seja, não é só o mundo que está errado. Você SEMPRE tem uma parcela de culpa. Alguma coisa não está funcionando por sua causa, porque você permanece quando tem que sair. Afinal, todo mundo detesta mudanças.
Só se muda com o tempo, e o tempo é mais do que contar dias para que as coisas mudem. Temos mais vidas que os gatos: cada vez que mudamos, renascemos. Deguste a mudança, sua sinceridade ao mudar, não o seu resultado. Parece que tudo ganha um novo mundo porque mudar espontaneamente é melhor do que forçar-se a mudar. Mudança interior é paz interior, que é muito mais cara do que a roupa nova que você compra ou o corte de cabelo que você escolhe. A mudança é silenciosa, ela não precisa se mostrar presente. É discreta. Ela não reclama, ela simplesmente descansa. Sempre atenta, não se mostra indiferente. É sutil, não é desastrosa. Não briga, só conversa. Não perde, só ganha. Dói, mas fortalece. Mas sua principal característica é a paciência. Paciência é não insistir, é esperar o tempo do mundo, o tempo do outro. Entenda, mude, saia de campo, volte, espere, fique, VIVA, MORRA, RENASÇA, MUDE. Já dizia Heráclito que é na mudança que encontramos objetivo.
A vida é assim mesmo, não se deixe enganar, nem repita essa frase para alguém.