VOCÊ É ÉTICO?

Segundo Álvaro L. M.Valls, no livro: O que é Ética, da Editora Brasiliense “a ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. Concordo com ele, porém, nunca se falou tanto dela e de sua falta.

Contudo, devemos perguntar: até que ponto os cidadãos comuns tem culpa quanto a conduta de seus políticos? se uso o telefone da empresa ou instituição pública para fazer ligações particulares? se faço impressões particulares no trabalho? se não sou ético poderia cobrar dos outros? sei realmente o que é ética? faço minha parte em detrimento dos outros ou apenas por interesses particulares? devo cumprir a promessa que fiz a um colega de trabalho, caso cumpri-la me causará dano financeiro? sempre devo falar a verdade, ou há ocasiões em que ela não apenas se faz necessária como será benéfica? devo persistir numa ação que moralmente é colocada como boa, mas cujas conseqüências práticas são extremamente prejudiciais ao cidadão? devo furar uma fila para ser atendido pelo SUS, uma vez que caso espere os tramites normais poderá demorar meses ou anos? jogo lixo nas ruas? em alguns momentos peço favores para ter benefício?

Das perguntas acima, podemos encontrar várias respostas, porém quase sempre somos culpados ou agimos de forma não condizente. Em tese deveríamos seguir e pensar no bem comum sempre. Todavia, acontece que o Estado nem sempre faz sua parte como contrapartida e isso não é um motivo para seguir uma conduta antiética.

Desse modo, temos que pensar o quanto é preciso entender a importância para a sociedade que os cidadãos obedeçam normas éticas decorrentes do princípio orientador da responsabilidade de todos e de cada um, na busca do bem comum e da qualidade de vida da sociedade.