OPORTUNIDADE

Eu ando meio preocupado, sempre falei da pressa das pessoas no seu dia-a-dia, a sociedade cada vez mais sedenta de resoluções imediatistas, sempre critiquei essa correria que assola o mundo, pressa nas informações , para se chegar ao trabalho, pressa para tudo.

Nunca imaginei que estivesse inserido nessa correria, até o dia em que tive duas oportunidades para ajudar alguém e não o fiz, devido a esse mal em que estamos envolvidos sem perceber.

A primeira foi quando eu chegava ao trabalho e resolvi passar no mercado para comprar um pão para fazer o meu desjejum, antes de começar a minha labuta. Saindo do mercado uma senhora me interpelou _ jovem você poderia me ajudar a fazer uma ligação _ pois ela não conseguira faze-la e eu mais do que de imediato disse: não senhora, estou atrasado para o meu trabalho e saí disparado para não chegar atrasado.

A segunda foi quando eu saía do metrô e vi duas senhoras com suas crianças, uma levava a criança no carinho e a outra no colo, a que estava com a criança no colo tentava ajudar a outra senhora segurando o carrinho com uma das mãos, enquanto mantinha a sua criança no outro braço, num enforco para que as crianças não se machucassem, eu passei por aquela cena tão rápido que nem pensei em ajudá-las, depois aquela imagem não me saía da cabeça, por que eu não parei para ajudar aquelas senhoras? Por que eu também não ajudei a senhora do orelhão? Tive duas oportunidades num mesmo dia para poder ajudar o próximo e deixei escapar.

Comecei a me ver inserido nesse contexto da pressa, do imediatismo em que todos estão, e que tanto repudio, fazendo questão de estar fora desse mal, estou submisso e só agora dei conta disso.

Então, para me livrar desse mal vou começar a prestar mais atenção nas pessoas e nas suas solicitações, para quando aparecer essas oportunidades eu não perdê-las e assim voltar a me sentir como um ser humano novamente, e não me sentir como um animal capitalista, que não senti nada quando não faz uma simples caridade como as que eu deixei de fazer.

Seria bom se todos pudessem fazer um minuto de reflexão no seu dia para se perguntarem: eu ajo como um ser humano ou como um animal, pior do que o irracional, um animal capitalista que só pensa no que pode conseguir para si mesmo sem se importar com ninguém? Essa reflexão vale a pena para nos tornarmos pessoas melhores e construirmos um mundo melhor para as novas gerações que estão por vir.

AUTOR: LUIZ CLÁUDIO MACHADO

luiz cláudio machado
Enviado por luiz cláudio machado em 14/04/2010
Código do texto: T2195920