Fazer a declaração? Ah! tem tempo...
 
Há muitos anos tenho a incumbência de preparar as declarações de Imposto de Renda, para enviá-las à Receita Federal.

Creiam! Sempre acontece a mesma coisa, ano após ano.

Todos os brasileiros fazem assim! Eles deixam para os últimos dias de abril para procurar os seus papéis. Então eles vão ao banco pegar novo extrato de suas contas em 31 de dezembro, porque não sabem se o banco mandou o tal documento para eles ou onde poderia estar. Procuram os recibos de médicos particulares, de plano de saúde, da escola de seus filhos, o comprovante de rendimento do INSS, e outros. E nada! A maioria não encontra nenhum. É um desespero total!

Eu tenho vários clientes que há anos me contatam para preparar e despachar suas declarações. Estou à disposição deles desde o primeiro dia de março. Até agora somente fiz e transmiti três declarações de ajuste à Receita. Somente três,  mesmo! Nestes últimos dias eu venho recebendo envelopes em pencas para iniciar o preparo de suas declarações. Só iniciar porque sempre está faltando algum documento. Sem contar que dentro dos envelopes eu encontro notas de supermercado, da padaria, da farmácia, contas de luz, telefone, folhas de papel com anotações esquisitas e sem nexo, isto é, nada que possa servir para fazer as tais declarações.

E assim ficarei até o último dia do mês. Todos virão me procurar. Deixam recado na portaria de onde moro, com pessoas que me conhecem. Por onde passo, escuto alguém dizendo:- O Lacerda quer falar com a senhora, ele pediu para a senhora ligar para ele, por favor. - A Dona Tereza, da pizzaria, está desesperada, ela perdeu seu telefone. Dá um alô para ela, está bem? - É para fazer a declaração dela, ela já está com todos os documentos.

Fora aqueles que compraram ou venderam seus autos e não sabem onde anotaram o nome e CIC de quem ele comprou, ou para quem ele vendeu seu veículo.

E assim, eu fico sem poder fazer tudo que gosto como ir ao cinema, tomar minha cervejinha, fazer minhas caminhadas. Já teve dia que até na lanchonete eu tive que orientar os interessados sobre o que eles precisam me trazer para então eu poder preparar a dita cuja declaração.

E todos deixam mesmo é para a última semana. Do dia 26 a 30 de abril, eu ficarei quase louca, podem crer. No ano passado, num dos últimos dias às duas da madrugada estava eu a preparar as benditas.

E há ainda os retardatários que no final do dia fatal ainda me procuram, indicados por algum meu cliente e, EU, às 16 horas da tarde, fico ainda à espera que me informem o número da conta para onde deverá ir a sua restituição, porque na hora ficam tão atrapalhados que nem se lembram do número da conta ou da agência do banco. E mais, se eu os encontro depois, em outubro ou novembro, estes me dizem todos tristes, que ainda não receberam suas restituições. Eu, como sempre, explico que quem entrega logo no início de março, recebe primeiro a sua restituição. E acrescento:- Então vamos fazer assim, no ano que vem, logo no início de março, o senhor já me traz seus documentos, está bem?

Vocês nem precisam perguntar se essas pessoas trouxeram seus documentos em março. A resposta é: Claro que NÃO!

Tudo bem! Eu ganho meu dinheirinho nesta época. Mas é um sufoco!

 
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 13/04/2010
Reeditado em 16/01/2017
Código do texto: T2194449
Classificação de conteúdo: seguro