Sorriso que contagia

Você acorda para trabalhar e pensa que será mais um dia tumultuado e irritadiço, levanta, apronta-se e sai para encarar mais um dia, que aparentemente não terá nada de diferente, até chegar ao coletivo, quando encontra o motorista com um sorriso largo no rosto, desejando bom-dia para todos.

Era um afro-descendente que já traz na pele todo o sofrimento dos seus antepassados, mais que ninguém, ele não tem motivos para sorrir: atrás de um volante, sol escaldante, engarrafamentos, buracos e tudo mais, enfim, o suficiente pra deixar alguém insatisfeito com o seu trabalho e o dia, porém, parece que nada disso o aflige.

E a viagem continua, falatórios, conversas paralelas, um sobe e desce de passageiros: estudantes, idosos e todo tipo de gente e em meio a tanto tumulto, ele sempre sorrindo e era tanto sorriso que já incomodava os mais chateados, que sem defesa, se rendiam, sem perceber, àquele brilho bucal. As conversas dentro do ônibus já começam a mudar, no início da viagem só se ouviam reclamações, mas a seu sorriso foi contagiando a todos que ali estavam, de tal forma que as conversas ficaram mais alegres, as paisagens que ali estavam todos os dias tomaram formas mais viçosas, mais alegres, nesse dia tudo no percurso ficou diferente, tudo que parecia ser nada, passou a ser tudo, tamanha era a força do seu sorriso, um sorriso sem interesses, muito natural, natural de uma pessoal feliz.

Eu olhava para retrovisor dele, e lá estavam os caninos, os incisivos e os pré-molares, dizendo naquele sorriso que não estavam ali só para mastigar e triturar alimentos, para simples função de mastigação, mas também para levar vida e alegria para quem os pudessem contemplá-lo. O que será que pensa um dentista quando extrai um dente? Será que essa pessoa sorrirá menos? Bem, se sorriso se contasse por dentes, ele precisaria de uma constelação para poder pagar os sorrisos da viagem que dura pouco mais de 30 minutos. Seria bom se inventassem um “vale-sorriso” Você o apresentaria e ganharia um para colocar no rosto e usar o dia todo. Você pode até achar que não é importante para os outros, entretanto, o seu sorriso é, e muito! Um simples sorriso, sorrido com verdade, pode deixar o dia de uma pessoa bem melhor.

Tão importante quanto sorrir é retribuí-lo e passá-lo adiante, todos temos problemas, mas devemos encarar nosso dia-a-dia com alegria, para ter uma jornada de trabalho melhor e mostrar para todos que não importa como vida se apresenta para cada um de nós, devemos é transformá-la para que ela seja vivida da melhor forma possível. Alegrando e sendo alegrado por quem nos retribui com a mesma felicidade que demonstramos.

Autor: Luiz Cláudio Machado

luiz cláudio machado
Enviado por luiz cláudio machado em 13/04/2010
Reeditado em 20/06/2019
Código do texto: T2193878
Classificação de conteúdo: seguro