Qual é o tipo de ser humano desejável para um determinado tipo de país?
Todo país precisa ter como seu alicerce a educação, para que possa crescer e desenvolver-se como uma grande nação. Ter projetos voltados para o ensino fundamental e médio, em vez de investir em medidas paliativas como bolsa-família, bolsa-escola etc.
Nosso governo não vem desenvolvendo seu papel na área da educação como deveria, com medidas contundentes que realmente tenham o objetivo de melhorar a educação deste país, com estímulos aos professores e as crianças. E que nossos livros didáticos se encaixem na realidade de cada região e que não sejam mais outra forma de alguém ganhar dinheiro fácil com as fraudes e favorecimentos.
As medidas paliativas são outra forma de iludir os indivíduos, com suas quantias irrisórias que, mesmo assim, o governo vangloria-se, promovendo-se diante da população carente. E ainda com um agravante, nem sempre essas quantias chegam a quem realmente necessita, como foi mostrado num programa de televisão. Em vez de levar escolas de qualidade as comunidades carentes, com uma boa estrutura e ambiente agradável para que estimule tanto aos professores quanto aos estudantes, com conteúdo programático que tenha a intenção de formar cidadãos que pensem e tenham seus próprios objetivos e vejam um futuro melhor pela frente.
E agora, temos o novíssimo sistema de cotas copiado dos americanos, que já mostrou em pesquisas realizadas que não é o suficiente para melhorar o nível social e cultural dessas pessoas que foram beneficiadas por esse sistema. Em umas das pesquisas foi mostrado o seguinte: Em 1940, 87% dos negros americanos estavam abaixo da linha da pobreza. Em 1960, antes mesmo da lei de Direitos Civis, que acabou com a segregação odiosa entre negros e brancos, esse número despencou para 47%. Em 1970, na vigência que garantiu direitos iguais, mas antes da implementação das políticas de cotas, o número de negros pobres caiu mais 17 pontos. De lá para cá, quando as cotas se disseminaram nos EUA, a proporção de negros pobres caiu apenas um ponto. Essa pesquisa serve para corroborar que o sistema de costas por si só, não vai melhorar a vida dos jovens de classes menos favorecidas. Na verdade esse sistema em nosso país não passa de um sistema quantitativo para mostrarmos para o mundo quantos universitários temos em nossas faculdades públicas. Mas não interessa mostrar para ninguém quantos desses jovens chagam ao final do seu curso superior e que esses universitários não têm base para acompanhar o conteúdo das disciplinas nem recursos financeiros para bancar os gastos com livros, cópias etc.
Com essa política educacional, o país vem formando indivíduos alienados, sem visão do que realmente acontece em sua volta e que também não sabem que são cerceados de seus direitos todos os dias por um governo manipulado por políticas econômicas externas. Desta forma, temos indivíduos manipuláveis por um país manipulado. Esse é o tipo de ser humano determinado por este tipo de país.
Autor: LUIZ CLÁUDIO MACHADO