Aquele domingo de sol na praia...

O verão chegando e a família dos Pennacova aproveita para passar um divertido dia na praia...

- Olha só querida hoje cinco de junho é dia mundial do ambiente.

- Eu não sabia não e agora pelo jeito você vai ficar lendo o jornal o dia inteiro?

- Vou! Quer dizer vou tentar, porque o sol parece meio ensandecido hoje.

- Então vou ver se consigo me bronzear, me acorda daqui a pouco. Ah! E fica de olho no Luizinho.

... James Connaughton, principal assessor da Casa Branca para o ambiente, diz que não existe "uma solução tamanho único para todos" e acrescenta que os EUA se opõem à meta dos 2ºC como teto admissível para o aumento médio da temperatura até o fim deste século, em relação à era pré-industrial... (Jornal FSP 07062007)

-Caramba! E ainda por cima o sol hoje parece querer incinerar tudo que vê pela frente. Ô Luizinho vem brincar debaixo do guarda-sol! Ô Maria Eduarda! Você passou o filtro solar nele?

...Connaughton disse também que três outros países do G8 (Japão, Canadá e Rússia) têm posição idêntica à dos EUA... (Jornal FSP 07062007)

- Mas como não há uma solução tamanho único para todos, e quando perdermos o controle, se é que já não perdemos, as mudanças serão para todos ou haverá um tamanho especifico para cada país? É um absurdo isso, mais absurdo ainda por que tenho que passar de novo o filtro solar, esse já não está dando conta. Ai caramba a maré tá subindo, a maré tá subindo, acho melhor nos afastarmos um pouco mais. Ô Maria Eduarda vamos lá pra trás, a maré tá subindo muito rápido!

...ONU sugere fim de construções no nível do mar, entidade recomenda que as construções em áreas costeiras a menos de um metro do nível da maré alta deveriam ser interrompidas como medida para evitar os possíveis efeitos da elevação do nível do mar provocada pelo aquecimento global...(BBCBrasil.com 05032007)

- Ah! Agora sim estamos mais seguros, a maré estava subindo muito depressa, agora podemos ficar aqui tranqüilos, que alivio...

- Será que posso me bronzear tranqüila agora?

- Claro! Ô Maria Eduarda, claro!

... As futuras negociações para o tratado que vai substituir o Protocolo de Kyoto serão conduzidas no âmbito da ONU. O protocolo, do qual os EUA nunca assinaram, vence em 2012 e, por isso, é urgente iniciar negociações para o seu substituto... (Jornal FSP 07062007)

- Ufa! Ainda bem, eu acho que até vou tomar uma caipirinha. Ô Maria Eduarda quer alguma coisa? Um pastel? Um sorvetinho?

- Não, não quero, mas vê se o Luizinho não quer alguma coisa?

- Ô Maria Eduarda deixa ele brincar, acabou de fazer uns amiguinhos olha lá que beleza! Todos vermelhinhos.

...Mas os europeus temem que os norte-americanos queiram conduzir um processo paralelo, a partir do convite feito na semana passada por George Walker Bush para uma reunião dos 15 países mais poluentes (Brasil inclusive) no último trimestre do ano... (Jornal FSP 07062007)

-Ai Meu Deus. Ô Maria Eduarda acho que você está ficando muito vermelha, passou o filtro querida, passou?

... O próprio presidente da Comissão Européia queixou-se, em alusão indireta aos EUA, depois de citar dados comparativos sobre o desempenho europeu e norte-americano no quesito emissão de gases do efeito estufa. Segundo ele, os 27 países da União Européia reduziram 5% às emissões, desde 1990, ao passo que os EUA aumentaram-nas 15,8%%... (Jornal FSP 07062007)

-Onde isso vai acabar? Ô Maria Eduarda acho melhor irmos embora. Ô Luizinho vem que nós vamos embora.

-Mas acabamos de chegar!

...O presidente George W. Bush mostrou-se surpreso ontem pelo fato de ter suas falas traduzidas na primeira coletiva que deu no encontro do G8. Sorrindo, perguntou: "Todo mundo fala inglês, não?"... (Jornal FSP 07062007)

-Não! Não dá! Suspende tudo, suspende à caipirinha! É melhor irmos querida é melhor, pois a coisa parece que tá ficando feia. E além de tudo tenho que fazer algumas ligações, me despedir da mamãe e dos demais.

-Mas o que aconteceu?

-Ô Maria Eduarda em casa conversamos.

O patriarca dos Pennacova deu por encerrado o dia na praia após ler a noticia sobre a pretensão do atual líder do mundo livre em querer conduzir um processo paralelo para salvar o planeta.

Cronica escrita em algum mês do ano de 2007 - embora hoje apresente personagens diferentes, ainda assim seja bem atual