Os desabrigados da educação de qualidade

A problemática desta tragédia das chuvas,bate naquela tecla antiga, composta de: educação,escolaridade de qualidade, informação e acesso ao conhecimento. Isto é que pode trazer a cobrança pela dignidade, mesmo quando falta grana. Muita gente não tem noção de algumas coisas, explicar o perigo de ter terra contaminada por lixo, bactéiras e outras substâncias é igual aquele acontecimento do césio, falta entender a situação, e é disso que os políticos são culpados, quanto menos o povo sabe melhor para eles, aí nestas horas eles podem culpar as pessoas, muita gente volta sim, porque não consegue entender a situação de risco, muita gente não tem grana para morar em outro lugar, mas não tem também conhecimento ampliado da situação de moradia de uma maneira geral, é esta a maior violência cometida com o povo, tirar deles a capacidade de evoluir, de poder avaliar situações e de ter conhecimento.

Essas pessoas não só de Niteói, mas as de sempre, porque todo ano na época de chuvas tem isso, são e continuaram a ser vítima da ignorância imposta pelos "poder", legalizado e constituido e isso não só de agora mas de anos.Estive conversando com algumas destas pessoas que estavam em área de risco, e dá para ver claramente que elas acreditam mesmo que não tem perigo, e por mais que se explique preferm ficar, convíctos de que estão seguros, mesmo quando afirmam que estão com medo, no fundo existe a convicção de que não tem problema, isso por falta total de conhecimento, não é burrice, é falta de conhecimento, falta de uma boa escola, com um nível bom de informação.Pode parecer absurdo mas é verdade.E tem outra coisa eles retiram as pessoas de lá e colocam em abrigos sem estrutura nenhuma, e sem planejarem a nova moradia, a espera torna tudo insuportável para eles, e acabam indo para rua ou para casa de parentes ou voltando para mesma ou para outra área de risco.

E aí ninguem liga, esquecem até a próxima tragédia.Ontem conversei com um moço que perdeu a casa, ele foi proibido de subir para pegar os pertences, mas sem que niguem visse ele subiu, entrou lá e pegou tudo que conseguia carregar, assim que chegou perto do plano, a terra cedeu e quase que ele morre.E mesmo assim ele estava revoltado porque não podia voltar para casa, e ele não era o único.Muitos comentavam que sabiam do lixão mas que não acharam perigoso porque a terra já estava plana e o lixo muito no fundo, ninguem entendia que isso não era o principal, o principal não era a profundidade que o lixo estava enterrado, mas o fato de ter lixo enterrado.E estava difícil explicar.Isso é fruto da ignorância imposta, durante anos, de geração para geração, sem ter acesso a informação de qualidade, porque isso é que muda a dinâmica de pensar, de construir o pensamento.Se tem gente com grana que é assim é porque escolheu ser assim, mas o povão, este não teve escolha.

Augusta Melo

Rio de Janeiro

LDA 9.610

Augusta Melo
Enviado por Augusta Melo em 10/04/2010
Código do texto: T2189274