Uma boa história

Para todos que gostam de escrever, um assunto, um tema ou qualquer imaginação um pouco mais aflorada pode render um texto. Mas nem sempre um texto se transforma em uma boa história. É difícil escrever uma boa história. São textos bem característicos de cada autor e que prendem o leitor até a última palavra.

Sempre quando vou escrever um texto busco alguma coisa (uma palavra, frase, idéia) que seja, digamos assim, a espinha dorsal do que será desenvolvido. A partir daí tento escrevê-lo de uma maneira simples, como se estivesse conversando com a pessoa que está lendo. É o tipo de texto que gosto de ler e que venho me aproximando a cada texto que escrevo. Mas ainda acho que falta muita coisa. Quando estou diante de uma tela ou papel em branco penso cada mínimo detalhe do texto. Uma palavra, um parágrafo mal organizado, tudo o que possa influenciar na leitura e que deixe o texto cansativo demais para se ler.

Por isso gosto tanto das boas histórias (e quem não gosta!). Ainda mais depois que li Machado de Assis e Fernando Sabino. São textos que dão prazer à quem lê. Comecem a perceber isso nas suas próximas leituras. Prestem atenção em tudo o que o autor está querendo passar e como ele está querendo passar.

Escrever não é tão fácil como pensam por aí. Quando digo que uma boa história é simples, digo o seu formato. Não me lembro de quem ouvi essa frase, mas achei-a sensacional. Diz assim:

"Quem pensa que escrever é uma terapia está enganado. Escrever é uma tortura. Só acaba quando o texto está pronto."

O que acharam? Eu concordo. Quantas vezes fico me martirizando para conseguir transmitir uma idéia em texto.

Vou dar um claro exemplo disso: fiquei quase 10 minutos pra conseguir escrever esta última frase e perceber que era a melhor maneira de terminar este texto.

William Nunes
Enviado por William Nunes em 10/04/2010
Código do texto: T2188932
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.