O PREFEITO A AVALANCHE E OS MORTOS DO BUMBA

Nasci em São Fidélis, me criei em Niterói , cidade que aprendi a gostar, essas coisas de bairrismos que egente tolamente diz que adora. Em Niterói vivi a adolescência, a juventude e a vida adulta e quem sabe até desça do trem aqui mesmo, mas Deus me livre de soltar numa avalanche de terra, lama e lixo com direito inadmissível de gases tóxicos, acho que minha alma reclamaria, quanta desolação.

Pelo morro do Bumba, onde passei centenas de vezes, subindo pela estrada rumo a região oceânica de Niterói, não era nenhum buraco, como agente diz na gíria, sem pensar e sem ofender a ninguém, só pessoas com poucos recursos financeiros, pessoas que não tinham outra escolha e aí passa e vêr aquele morro desativado, ainda saindo uma fumacinha ali outra lá e os matinhos já crescidos e até árvores dando seus primeiros passos então o sujeito sem ter onde morar, pensa lógicamente, opa, não tem dono vou fazer minha casinha alí e foi assim que tudo começou a uns vinte e cinco anos pasados.

Começaram as construções das casas, aos poucos tudo mudou, o panorama já não era o mesmo, o que antes era o lixo e os matinhos agora eram só casas e como gente pobre tem mania de ajudar os outros, lá também tinha uma creche, dessas improvisadas na casa de uma dona muito querida e os vizinhos deixavam seus filhos para trabalharem e ela com uns trocados sem carnê, também ganhava o dela, pobre faz assim, diferente dos ricos, pobre tem solidariedade no sangue, parece família drácula do bem, eles dão jeito pra tudo, mas e o morro feito de lixo? ah isso eles não sabiam e se soubessem também não faria diferença.

E derrepente o gás metano explode e a avalanche vem abaixo, vem o morro todo, casas e gente descendo misturadas com o lixo da irresponsabilidade dos que tomam conta da cidade, desceu todo mundo misturado a lama o chorume e o cheiro do gás, desceu os sonhos, os trabalhadores, a dona da creche e as crianças que tomava conta com um carinho tão grande que duvido ouvesse igual, desceu a esperança de uma gente boa, o trem parou fora da estação.

O prefeito da Cidade, Sr. Jorge Roberto Silveira, que ninguém vê,coisa difícil numa cidade de menos de 500 mil habitantes, e diz que não sabia que o Bumba foi um dia lixão, uma bomba em meio a cidade, só 500 metros da rua principal e passagem preferida das pessoas que frequentam as praias de Niterói, praias que eles, do Bumba, também frequentavam, mas fazer o que se o trem parou. Ainda disse o prefeito querem um culpado, e quem é ? Claro prefeito, o culpado é o senhor e os cinco ou seis que te antecederam, sendo que o senhor já está no terceiro mandato.

Adeus gente, adeus crianças, adeus trabalhadores, que Deus os recebam num lugar muito melhor e que nese lugar não haja prefeitos como esses.

Candido Rubim Rios