Educar os filhos

A vida é renúncia, disso é impossível fugir. Aqueles que se negam a esta prática benfazeja sofrem muito em sua existência. Nada no mundo é nosso, muito menos o nosso próximo. Falo aqui dos nossos amores, amigos, irmãos, pais e filhos. Sim, os nossos filhos vieram ao mundo para ter a sua própria experiência, jamais para ficar conosco.

Muitos pais, por medo da vida prendem os filhos em casa usando as desculpas mais diversas. Alguns dizem que os estão preparando para a vida. A melhor preparação para a vida é viver. Aquele que impede o seu filho de sentir dor está impedindo-o de aprender e este aprendizado é o que vai fazer a diferença entre vencer e ser derrotado.

Quando falamos para certas pessoas sobre esse assunto, elas nos olham com olhar professoral e dizem que sabem o que estão fazendo. Mas o que percebemos é que perdem o controle de seus filhos e ficam sem saber o que fazer. Aí o orgulho bate fundo e infelizmente fica difícil de aceitar a derrota e reconhecer o erro, buscando soluções práticas.

Hoje é comum os filhos verem as suas mães sustentando a família. Se forem homens, os filhos, que trabalhem cedo para que jamais achem normal uma mulher trabalhar fora de casa, enquanto eles “se preparam” para a vida. Pois a vida é como um rio, só se aprender a viver nadando e aquele que desconhece como nadar morre afogado.