Uma Pequena Reflexão Sobre o Amor

Você acredita no amor? Bom, outro dia me fizeram esta pergunta e eu respondi com toda a sinceridade que não sabia. Realmente não tenho uma resposta. Engraçado, porque na minha adolescência (sei lá, talvez aconteça isso com todos) eu tinha respostas convincentes para tudo. Podiam até não convencer os outros, mas a mim convenciam, ao meu ego. Entretanto, depois que crescemos a vida vai nos ensinando que nem tudo é do modo que pensávamos que fosse. Nos vemos meio perdidos e ficamos decepcionados.

Então essa pessoa disse que mesmo me conhecendo há tão pouco tempo pôde notar em mim um ser sensível, amoroso e sonhador demais. Comparando-se a minha pessoa concluiu ser muito "casca grossa", às vezes difícil de se comover e acreditar no próximo. Atribuiu tudo isso às inúmeras decepções vividas por ela. Óbvio, a vida a ensinou que é sempre assim, respondi.

O segredo no amor é não agir como quando éramos adolescentes. Não achar que é tudo um conto de fadas, uma linda estória relatada em muitas canções românticas por aí, não ficar sonhando, fazendo planos, é agir com maturidade, deixar as coisas acontecerem sem pensar absolutamente em nada, sem pensar no que pode ser. O amor é mesmo uma estrada incerta. É como a vida: você sabe que vai ter que acordar ao amanhecer, que vai ter que ir trabalhar mas não pode prever o que irá acontecer no decorrer do seu dia. Assim é o amor.

Ela despediu-se de mim com um sorriso esbelto e disse que ia para casa assistir o MGTV. Eu continuei a observar o comboio das formigas pela Augusto de Lima do alto do edifícil Maleta no coração da capital mineira. Estranho, parecem mesmo formigas vistas lá de cima, trombando umas nas outras, apressadas pela ganância dos tempos.