Zé de Marley em: Absurdos Cotidianos. Clareamento do Danado.
Clareamento do Danado.
Alexandre Menezes
Quase sexagenário, Zé de Marley, transmite suas observações cotidianas sem pretensões ou ideais: apenas quer falar. Relata o que considera estranho ou absurdo, entre um trago e outro, como convidado dos alunos da Faculdade de Saúde, ao lado de uma placa que proíbe fumar, no Planalto Central. Segue o relato:
- Não sei mais o que é certo, sensato ou errado e por isso aqui fumo. Segundo o Dr. Jajah Nogueira, o certo é lavar. De nada adianta quando apenas limpo com papel ou perfumo. Bem, isso não é absurdo. Com ele concordo, afinal, não é saudável um conjunto imundo de pregas. Mas, clarear já é outra conversa.
- O Dr. Robert Rey, o 90210, o Hollywood, num dos episódios do seu seriado, demonstra o procedimento de clareamento do danado. Daí vai laser, ácido, cremes e depilações com cera até alcançar as desejadas tonalidades. Acredito que consiga chegar num tom de rosa quase branco e, se misturar xenônio e outros gases, pode até iluminar a noite com alguns lampejos de clarão xênon. Tudo depende de coordenar a flatulência.
- Fico aqui pensando: o que se faz por emprego, contrato, fantasia ou agrado? Estão clareando o “menino” para mostrar aos clientes, cineastas, maridos e namorados. Quem já fez um peeling concorda que é um ato quase heróico tratar o pregueado à base de ácido retinóico. Prevejo novos ditados populares e deixo como exemplo: “quem tem o seu escurecido sabe o ácido que passa”. Ou então “galinha que come pedra sabe o clareado que tem. Sei lá.
- Nostálgico, lembro do tempo em que Maria Ruas me acordava toda envergonhada. Com a luz apagada e gemendo, suada, custava pedir ajuda para colocar a sua hemorróida pra dentro. Até assim era difícil alguém colocá-lo diante do espelho. Recordo também de amigos que entravam em desespero só por imaginar o doutor enfiando o dedo. Alguns preferiam a morte ao exame ou até pensavam em suicídio.
- Nos tempos de hoje está tudo mudado. Cada qual faz o que quer com o seu: isso eu entendo. É a tal da vaidade que atingiu o corpo inteiro. Não me assustarei se entre as pessoas aqui presentes haja alguém de vanguarda, inovador, o primeiro, que, além de pelar e clarear, assuma a construção de um letreiro ativado por gases e que crie, com lampejos xênon, mensagens como “a casa é sua pode entrar”.
- Eu, assim como o Dr. Jajah, apenas aconselho cuidar e lavar para não encardir. Creio que a pimenta será o único e último refresco para o dos outros, o resto, que queima, desmata ou arda, será mais um dos inúmeros tratamentos estéticos. Salve Jah, a água, o sabão e a duchinha. E tenho dito.
OBS- Atendendo alguns pedidos e, para descansá-los dos "Textos dos Dias", volto a publicar textos do Zé de Marley, Cartas e Fábulas Lado B. Porém, o Alexandre volta para comemorar qualquer hora.
OBS 2- Link do vídeo do Dr. Jajah:
http://www.youtube.com/watch?v=hkuouE-KcRE