Corrida presidencial a decisão em  nossas mãos

     Foi dada a partida rumo ao planalto pela televisão por meio do programa eleitoral gratuito – que de gratuito não tem nada, pois, as empresas deduzem estas percas de publicidade no imposto de renda. 

     Agora vamos observar tudo o que os candidatos falam, quais são suas propostas, olhar nos olhos deles, deixar a ideologia de lado, afinal a imensa parte da população não tem compromisso com partidos, políticos. Não são beneficiados diretamente com candidato algum, ou melhor, o único beneficio é o bem comum como melhor qualidade de vida. 

     Gostaria de falar um pouco sobre alguns candidatos a presidente o qual com o seu, o meu e o nosso voto o conduziremos a presidente. Quero ater nos quatros candidatos, aqueles que têm ocupado mais a mídia, e também são mais conhecidos a nível nacional. 

     Lula, o atual governo e candidato a reeleição é o mais fácil para o que eleitor possa avaliar seu desempenho.  Toda a sociedade pôde experimentar sua atuação, suas realizações positivas ou negativas, desta forma, pode comparar se de fato cumpriu seu mandato conforme apresentou a toda nação em seu programa de governo. Pode analisar seus feitos como estadista, pode também analisar sua postura ética. 

     Temos como candidato também um político que tem uma longa experiência administrativa que é Geraldo Alckmin, onde teve atuação no executivo, legislativo. Um político de carreira. O Brasil no seu todo não pode fazer um julgamento, mas o povo de seu Estado pode avaliar, assim, devemos estar atendo a população de seu estado, principalmente no índice de sua aprovação que é refletido nas pesquisas onde atuou. 

     Heloisa Helena se desponta com muita força no cenário político. É a primeira vez que teremos uma mulher muito bem votada como candidata à presidenta. Certamente, conquistará muitos votos da imensa população pela firmeza e pela sua postura, principalmente diante da crise de ética política que o país está atravessando. Embora, ainda não tenha uma experiência administrativa no executivo de grande relevância, Heloisa Helena tem como bandeira principal a ética, a moralidade. 

     Cristóvão Buarque, outro candidato que embora seu nome esteja aquém de sua pessoa e do que representa é também um candidato que traz consigo uma grande bagagem política, tem vasta experiência no legislativo e também no executivo, sendo ex governador de Brasília. 

     A sorte do país está em nossas mãos, os candidatos certamente vão procurar de todas as maneiras nos seduzir pelas suas histórias de realizações. Cada um procurando do seu modo dizer que é o mais eficiente; o mais inteligente; o mais ético. Enfim, cada um vai querer conquistar você. 

     Nestas eleições caberá um papel fundamental para cada eleitor, mostrar sua cara, escolher entre um candidato – que embora seja outra pessoa, tenha outra história – sua imagem está ligado há um grupo que foi rejeitado a quatro anos atrás. Do outro lado temos um candidato a reeleição que não temos muito o que falar, é o atual, a história dele está viva para ser analisada. Por fim, temos mais outros dois candidatos que não temos nada de criticas para ser explorado. 

     É importante que tenhamos em mente que neste primeiro momento, cabe uma escolha pessoal do eleitor. Não é um voto entre uma pessoa e outra, mas sim, a oportunidade de escolher o candidato o qual julga ser o melhor independente sua posição nas pesquisas. 

     Esta primeira fase é a de olhar olho no olho do candidato, de sentir o candidato, observar quem são aqueles que o apóiam, quem estão ao seu lado. Não devemos ficar apenas atento ao horário de propaganda na TV, mas no dia a dia dos candidatos, nos debates nas TVs. Enfim, agora é um momento da verdadeira reflexão de cada eleitor.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 16/08/2006
Reeditado em 17/08/2006
Código do texto: T218223