O homem apalavrado
O Homem pela palavra.
O telefone toca...
Alô bom dia.
- É da residência de Toninho?
Sim, confirmo.
-Aqui é da empresa “renovamoveis.com” com uma proposta especial...
De que se trata minha senhora?
-Renovaremos todos seus moveis a preços de custo, pagamentos parcelados.
Que legal, mas quem falou que meus moveis são velhos?
- Foi por uma indicação de um amigo da família...
Ah, sim ele esteve aqui e foi fazer fofoca de minha casa?
- Não é bem assim senhor, ele apenas pensou que você poderia aproveitar.
- Por medida de segurança poderia me informar seus dados?
Sim perfeitamente, lápis a mão e anote ai:
Sou filho de Sô Quim e dona Teté, desta, rua das casas de tábuas, são pessoas queridas e bem conhecidas aqui na rua, sempre gozaram de credibilidade e confiabilidade de todos vizinhos, e tem um monte de afilhados de batismo e crisma, o que prova tudo que lhe digo. Ok?
- Não senhor, eu preciso de número de CPF, RG, e alguma bandeira de cartão de credito e será tudo rapidinho.
Mas eu não lhe conheço, como terei segurança com meus dados?
- É procedimento senhor.
Ah é, então eu não me interesso...
Sabe senhora, eu nasci aqui, e todos me conhecem, como filho do Sô Quim, isto significa portas abertas e palavras creditadas. Em todos os estabelecimentos que vou, eu me identifico como filho do Sô Quim do bairro Berra Lobo e logo das prateleiras as mercadorias caem em minha frente como se fosse mágica. Na venda de Sr. Ormindo na Rua Santana chego com um papelim do meu pai e eles colocam tudo na sacola. De lá ladeira acima, sempre passo pela venda do Toninho Ribeiro e posso pegar um picolé de groselha ou mesmo lá no Sô Bento. Quando preciso de roupas, sapatos a gente compra ali no Sr. Pires, tudo sem muitas perguntas. Todos aqui já me conhecem, já nas portas das vendas alguém já fala, chegou o Tonim de Sô Quim, e eu fico todo prosa e orgulhoso, pensando como meu pai é conhecido. Mas você, ainda quer de mim estes números?
- Sim, é muito bonito tudo isto ai no seu interior senhor, mas nossa empresa tem procedimentos que devem ser seguidos e cumpridos, o numero é muito importante para nossa segurança, por gentileza poderia me passar os dados?
Nem pensar, infelizmente não atendente, se não me conhece, e eu não te conheço, agradeço a boa vontade e preocupação de vocês e do nosso amigo. Meus moveis, estão bonzinhos e quando precisarem de reforma a gente procura o Zé Rita lá da Penha amigo de meu pai, ou o meu tio de Santa Maria que é marceneiro dos bons. Você conhece?
Uai o telefone desligou...
Nem deu tchau, moça mal educada.
Minha mãe ouvindo tudo na beira de um fogão a lenha que ardia, pergunta com quem eu estava conversando tanto...
Ah mãe! Deve ser alguém mal educado da capital, pois ela não conhece vocês.
Aos homens que com suas condutas deixaram o nome como marca de idoneidade moral. E á aqueles que creditaram e confiaram na palavra de um homem.
Uma breve lembrança do tempo em que as pessoas primavam pela palavra.