VINÍCIUS E A TURMA DO FUNIL

VINÍCIUS E A TURMA DO FUNIL

O poeta Vinicius de Morais, disse certa vez que se os amores da sua vida morressem,claro ele sentiria, mas se todos os amigos morressem, ele morreria com eles. O que há na declaração do nosso poeta? Não há o que discutir, ele foi claro, pois pelo que se sabe ele tinha realmente muitos amigos,com posição admirável na sociedade e autor de inúmeros sucessos musicais,bom companheiro nas rodadas dos bares de Ipanema, quem não gostaria de ser amigo de Vinicius,de Tom? Mas será sempre assim com todos? duvido. O Vinicius era uma cara sem igual,era mérito dele ter amigos e admiradores, talvez tenha vivido e plantado na sua existência o adubo necessário para cultivar amigos de verdade, velhos tempos onde a amizade era sem interesses,o bom para mim era o bom para o meu parceiro de copo, aí sim a amizade é verdadeira, parece siamês, quando um chora o outro também, quando um sorri o outro também, que admirável era a amizade deles, da turma do funil, que pena não ter feito parte daquela turma, nasci um pouco atrasado, juro que se tivesse na idade certa teria feito tudo para passar o dia na orla de Ipanema ,sem bala perdida a tomar minha água mineral e fingir que era vodka, só para fazer parte daquele grupo de amigos. Mas,eu que não conheci nenhum estou aqui a escrever sobre eles.A escrever sobre a amizade de tempo integral, sim porque hoje é difícil,só existe meio expediente,hoje é farinha pouca, meu pirão primeiro, o deles era tudo dividido, hoje é o meu primeiro, depois o outro, o do meu filho é melhor, o do seu é pior, o meu filho é super inteligente, o seu não, a minha roupa, comprei em Paris, a sua foi na rua da Alfândega, na SAARA,Eles quando surgiam um negócio era visto sobre as vantagens das partes, hoje só interessa a minha parte. Hoje não se conversa mais,a discussão é melhor,hoje não dividimos nada,o meu é o mais importante,hoje vejo a minha necessidade de vencer, não importa quem vai sair prejudicado e junto a família, não me interessa o que a pessoa vai passar,sei lá, pode ser por uma depressão, por uma fase de tristeza profunda, pode significar a fome do cara, não importa, desde que eu esteja bem, o resto,bem o resto que se dane, e não há carapuça,não há complexo, é a pura realidade. Saudades daquela turma do bem, das suas conversas, sem nunca ter participado, das músicas que cantarolei,dos whiskies que não tomei,dos petiscos que não petisquei, saudades do Vinicius, do Tom,do Toquinho,e dos outros e da eterna garota de Ipanema, até isso eles criaram, isso sim é amizade em tempo integral.

Candido Rios