O DIA DE HOJE

CURIOSAMENTE, HOJE, ESTOU AQUI.

Estar presente no agora é bem difícil. Sempre inventamos mil e uma desculpas para nos afastar do momento que se passa, o agora. É tão delicioso falar do passado, em especial quando nos foi benevolente. Já o futuro, é uma grande inquietude.

Isso sem adentrarmos ao mérito do que seja o "agora". Diria algum amante da filosofia - mas o agora não mais existe, é passado. Diria outro amante da psicanálise - o agora - é a ruptura ente o passado e o presente que não mais nos pertence, ficou a fresta... e por ela o presente se esvai...

Enfim, o presente é esse momento de virtudes do agora.

O agora é a oportunidade de escrever sem colocar delimitação para os dedos, soltando as palavras como se não houvesse um parto, sem sacrifícios, e ao mesmo tempo, sentido o prazer de dar a luz a uma nova criatura.

E essa criatura não mais me pertence, mas tenho orgulho de ter contribuido para sua independência em liberdade. Liberdade de interpretação, liberdade de fluir onde é que esteja.

Pois bem. Aterroriza-nos a possibilidade de não termos o presente. Isto, porque ou vivemos do passado, alimentando frustrações que não voltam mais, ou então, vivemos as mil e uma possibilidades do amanhã, mas não enxergamos o caminho. O caminho é inatingível, o caminho é o que nos inquieta, o caminho pode ser as variáveis do viver, com suas graças e desgraças, enfim, o caminho é a deliciosa sensação de estarmos vivos. Como diria Guimarães Rosa - o real não se apresenta para nós não é na saída nem na chega, mas sim, na travessia.

Em outras palavras, talvez quisesse Guimarães Rosa dizer que o que nos importa não é o passado nem o futuro, mas sim, o presente, o agora, que faz parte de nossa travessia.

E o agora, quero desejar-lhe uma excelente reflexão... afinal, o dia nos propõe uma nova forma de viver o agora, é ressurgir que seja das cinzas ou dos trapos do passado e vislumbrar a possibilidade de ser diferente não somente neste dia, mas, doravante todos os demais de nossas vidas.

E isso, tem o nome de PASCOA. O poder infinito da transformação. Do renascer. Do voltar a Ser e desmistificar a figura mesquinha do Ter.

E foi essa a vitoria de Cristo!

Feliz Páscoa.

Clovis RF
Enviado por Clovis RF em 04/04/2010
Código do texto: T2176017