ALELUIA! À MALHAÇÃO DO SOCIAL

Ainda ontem eu escrevia algo sobre a minha percepção da "Paixão de Cristo" e confesso que me emocionei quando li um comentário dum leitor de fora do recanto que entendeu perfeitamente a minha mensagem, assim assinando:

**Márcio (sem religião, mas precisando crer que Deus existe)**

O que ali escrevi não é nada de técnico, sequer científico, trata-se dum texto meramente perceptivo.

E dentro daquela minha linha de pensamento, hoje, Sábado de Aleluia,

me veio a mente a manifestação cultural, de cunho folclórico, que acontecia com mais frequência na minha infância, quando a figura do Judas Iscariotes era malhada em praça pública.

Uma catarse teológica...todavia de FUNDAMENTO SOCIAL.

Eu não saberia precisar o quanto a referida manifestação é ainda praticada aqui no Brasil.

Porém, numa redundante percepção "figurativamente metafórica", penso que a figura do Judas malhado, também é extremamente simbólica nos dias hoje, amplamente utilizada nos palanques da vida.

Transportando minha ideia para o social dos nossos tempos, nos quais as transformações antropológicas se aceleram demasiadamente, às vezes me espanto como o funcionamento do homem em sociedade moderna, com os seus desesperados apelos e necessidades e com o retorno "político" daqueles que o representam.

E por falar em Judas, recentemente o nosso senhor Presidente da República, tão dado às comparações metafóricas amplamente usadas nos seus discursos, dizia da dificuldade que é se "governar", e quando se queixava das alianças políticas necessárias para a manutenção da governabilidade, "polemicamente" lançou mão da figura de Cristo e do Judas Iscariotes.

Pois bem, continuarei na sua mesma linha metafórica.

Nessa semana a cidade de São Paulo parou mais uma vez. E não foi pela chuva, foi pela justa manifestação do professorado Paulista na luta por melhores salários.

Como hoje chove por aqui, vou me permitir chover no molhado...só mais um pouquinho.Prometo não alagar a cidade com a minha chuva.

Paralelamente à manifestação do professorado, os médicos brasileiros foram publicamente culpados pela situação caótica da saúde, pelo que soube da imprensa jornalística e a da Web.

Portanto as duas necessidades sociais mais básicas do povo,a Educação e a Saúde, há anos vilipendiadas pelos governos, já têm agora os seus culpados: OS PROFESSORES E OS MÉDICOS.

-ALELUIA! ALELUIA!

Ambas classes de profissionais publicamente e cronicamente MALHADAS ao longo dos anos.

Contar estórias para o povo DORMIR é tão fácil como se tirar doce de criança!

Os professores não ensinam porque não sabem ensinar, há que se dar "incentivo" salarial para isso, JÁ QUE SALÁRIO MESMO NÃO EXISTE! e os médicos, DE TÃO AFORTUNADOS SALÁRIOS não resolvem a situação caótica da saúde porque não querem trabalhar...muito menos por pouco!

E o povo com certeza acredita e se contenta com as estórinhas, já que as vozes vêm dos "deuses".

Porém eu já não teria tanta certeza...

Eu convidaria, de coração e com todo o respeito, nossos governantes para acompanharem DE PERTO a situação cotidiana dos professores e dos médicos da rede pública, antes da MALHAÇÃO dos mesmos.

Eu os convidaria para que inventariassem o caos das reais situações dos seus equipamentos da educação e da saúde, ou seja, das situações de trabalho real, das parcas instalações , dos insumos, que aliás são geridos por quem MALHA, com o dinheiro dos impostos dos que são MALHADOS.

Eu também sugeriria aos nossos malhadores governantes para acompanharem "um dia"de trajetória de vida desses funcionários da educação e da saúde.

Façam um "censo" da vida desses profissionais.

De todos, de A a Z!

Vejam como vivem, aonde vivem, como se transportam, quantas horas gastam para chegarem e retornarem do trabalho, o que comem, o que consomem, se e como dormem, vejam os remédios que utilizam, as doenças que carregam, e finalmente vejam o seu salário e a política salarial em torno dos anos de seus trabalhos.

E verão que tem "Patrão" que é cego, aos milagres que se esboçam sob as suas intenções totalmente desprovidas de atos!

O fato é que dessa vez, nalgumas gestões de fins duvidosos, até Judas foi pego pra Cristo!-se me permitem usar um dito popular, a pegar carona na moda lançada pelo nosso senhor Presidente da República:a moda das metáforas.

Hoje é sábado de aleluia, dia da malhação de todos os Judas!

Dos que nos oferecem com a retórica da boca, o tudo que nos tiram com a astúcia de todos os dedos!

Concluindo: A figura terrena de Iscariotes não se apresentou por acaso à Humanidade.

É simbólica e necessária na Aparição de Cristo entre nós.

Aleluia! Aleluia! Aleluia!

Os culpados estão entre nós.

E eu vos digo: Basta se ver...para não se crer.

Nota da autora:

Escrevo aqui do alto da minha indignação...