O QUE É FELICIDADE ?

 

          Uma amiga a quem prezo e respeito muito me fez essa pergunta. Ela defende a tese de que não existe a tal de felicidade mas sim alguns poucos momentos felizes.

        Ela alega que sempre teve muitos problemas na vida e, de uma forma muito amarga, me confessou que poucos foram os momentos em que realmente pode incluir no seu livro de melhores e maiores lembranças.

        O que quero dizer é que essa querida amiga talvez ainda não tenha percebido que a felicidade existe sim e ela está tão dentro de nós, ou até o quanto nossos olhos nos permitem enxergar.

       Já disse em outras oportunidades que não sou filósofo e muito menos psicólogo mas aprendi com alguns grandes mestres que a felicidade está onde quisermos que ela esteja. Logo, ela existe !

        Não é um mero jogo de palavras e uma das coisas mais lindas que aprendi nesta vida de lutas, derrotas e vitórias é que existe uma grande diferença entre ser e estar feliz.

        Geralmente , é claro, podem existir algumas exceções, mas estar feliz é algo com pouca ou curtíssima duração, efêmero, com muito pouco embasamento para ser realmente considerado como felicidade.

       Ser feliz, ao contrário, mesmo nos dias de tormenta e dificuldades, pode prevalecer sobre quaisquer que sejam as circunstâncias.

       Outro fator importante para compreendermos o que é felicidade, embora não seja o mais importante fator, é entendermos o que realmente significam algumas comparações. E hoje em dia, nessa nossa vida corrida, comparações são extremamente indispensáveis.

        Por exemplo, fulano enxerga pouco e nós temos visão plena, beltrano está desempregado e nós, graças a Deus temos de onde tirar nosso sustento, ciclano perdeu uma das pernas e nós, ao contrário somos perfeitos e podemos ir onde quisermos, ou vizinhos ou conhecidos que estão com câncer no útero ou na próstata e nós, no máximo corremos o risco de pegar um resfriado forte.

        Isso quer dizer que a partir do momento em que nos aceitamos como somos, aprendemos o valor e importância de amar a nós mesmos pelo que somos e temos, certamente não teríamos nenhum motivo para nos considerar infelizes.

        Certa ocasião ouvi de uma colega de trabalho que ela se considerava infeliz por ter seios pequenos. Poucos dias depois lemos no jornal a notícia de uma garota que fez um implante de silicone e teve tantas complicações que acabou perdendo um dos seus naturais e preciosos seios.

          Simplificando a coisa, é só perceber que somos felizes por que temos saúde, porque temos amigos, porque temos um lar, uma cama para dormir, porque somos razoavelmente inteligentes,porque sabemos e podemos falar ,  porque somos perfeitos ou temos pouquíssimas imperfeições físicas e temos o livre arbítrio de fazer ou optar pelo que de melhor possa surgir na nossa caminhada.

        Temos acesso a uma fantástica rede de informações, nossos conhecimentos se aprimoram a cada dia, podemos não ter uma família dos sonhos mas temos uma família.

         E quanto a dinheiro, ele realmente trás a felicidade ? Eu creio que na dosagem certa, sem exageros ou aquela ganância que corrói todos os membros internos do corpo humano, é claro que dinheiro trás felicidade, principalmente quando for ganho com suor e da maneira mais honesta possível .

         E depois, tem aquela máxima de que se nada acontece por acaso e que tudo que temos e nos acontece é por mérito ou merecimento portanto , por que não nos sentiríamos felizes ?

          E quanto ao amor, bem , deixei por último de propósito . O amor não é complicado, nós é que com as nossas tão conhecidas imperfeições e digamos assim, nossa alta dosagem de infantilidade, é que não sabemos tirar o maior proveito dele.

         O amor existe para nos proporcionar a felicidade plena e no entanto nos deixamos levar pela insegurança, pelo ciúme , pela desconfiança e ao invés de dar para receber, pensamos primeiro em receber cada vez mais para depois, quem sabe, doar só um pouquinho da enorme quantidade de amor que escondemos, e bem escondido , nos nossos corações .

       Não vou polemizar com minha querida amiga mas, na minha modestíssima opinião a felicidade existe sim e está muito próxima a nós. É só querer tocá-la.

        É lógico que existem muitos momentos felizes mas nunca é demais lembrar que eles fazem parte dessa coisa maravilhosa chamada felicidade e que, por incrível  que  pareça   nunca saiu de dentro dos nossos corações e pensamentos. Resumindo outra vez : momentos felizes são apenas meros coadjuvantes da felicidade plena.

       Tem muita gente que acredita que ela existe e que os momentos felizes também, mas esses são muito poucos e quase mínimos em relação a felicidade verdadeira, plena e absoluta .

        Faço  parte  da   legião   que   pensa dessa forma e jamais vou duvidar disso …..

 

       
                                *********                          




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 02/04/2010
Reeditado em 27/02/2013
Código do texto: T2173343
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.