" A PARTÍCULA DE DEUS"

Por que não se procura Deus FORA DA MATÉRIA?

A “partícula de Deus”, o quebra-cabeças que explicaria a "materialidade" do nosso universo é febrilmente buscada.

Os átomos não são unidade indivisa da matéria. Sabe-se que o átomo é resultado da interação de partículas.

Essas partículas foram descobertas, quarks e léptons, férmions e bósons, 16 partículas fundamentais: 12 de matéria e 4 condutoras de força.

Consideradas uma a uma não têm massa. Inexiste "materialidade". Por isso procura-se o Bóson de Higgs, a essência fundamental que definiria a massa que forma a matéria, a vida enfim, A PARTÍCULA DE DEUS.

Por que, também, de forma verdadeira para as grandes respostas, não se procura Deus FORA DA MATÉRIA?

Não creio, firmemente, em achado da “partícula essencial”, por não crer ter acesso a inteligência humana a como se forma a vida, nem como se elabora o pensamento. Da mesma forma quando do surgimento do átomo, e das outras partículas, se chegarem ao "bóson de Higgs", outras partículas menores surgirão.

A Deus chega-se de outra forma......

Esse milagre pertence a Deus. A antecedência da massa, o Primeiro-motor é como os gametas, se encontram e formam a vida humana na festa do amor.

Da mesma forma o pensamento, chamemos de alma, que se explica primariamente como rede elétrica de neurônios, e só.Continua-se patinando nesse terreno inexplicado.

O pensamento, sua imaterialidade volátil que dá causa à riqueza do desenvolvimento espiritual, não nos pertence. Perdi um irmão que não conheci em 1938, de pneumonia, não existia penicilina, aproximados 70 anos atrás. Datam cem anos debelava-se (tentava-se) infecções com sangramento da canela que se cortava para fluir o sangue e cortar o mal.

Tudo avançou muito, mas a vida, como surgiu, continua enigmática, o mesmo com o pensamento.

Na semana que se celebra a Paixão do Cristo, em um túnel entre a França e a Bélgica, de 27 quilometros, pela aceleração e colisão de partículas menores continua-se a procurar Deus, “A PARTÍCULA DE DEUS”, o “bóson”.

Por que não procurá-la também na Cruz, onde pelo maior amor humano já vivido, mostrou-se a sabedoria humana que encontra Deus.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/04/2010
Reeditado em 02/04/2010
Código do texto: T2172849
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.