“É INÚTIL CHAMAR ALGUÉM DE MENTIROSO; TODO MUNDO É. (MILLÔR FERNANDES)
Mentira tem pernas curtas,diziam os antigos;se fosse assim,fevereiro é que deveria ser o mês da mentira.Não tem só 28 dias?
Mas, escolheram Abril por motivos religiosos;e,isto aconteceu na França,quando o bambambam de plantão,na época,resolveu mudar as comemorações-e o dia- do Ano Novo,de Abril para Janeiro,afim de se adaptar ao calendário gregoriano;algumas pessoas mais conservadoras se revoltaram e continuaram a celebrar o ano novo em Abril.Passaram assim a ser alvo de brincadeiras, chamadas plaisanteries;recebiam convites para bodas que não se realizavam,aniversários inexistentes e réveillons que só existiam no papel;daí a ser escolhido como “dia da mentira”,foi um passo.Alguns,cheios de verve,apanhavam um coitado qualquer como mensageiro:-por favor,monsieur,leve essa mensagem ao meu amigo Ferdinand.No papelzinho estava escrito:-“mande este burro a algum lugar que ele queira ir”.
Ter começado na França é sintomático; talvez pelos franceses serem galanteadores natos e por sua comida também ser uma mentira;vem aquele bocadinho no prato,que só dá para o buraco do dente e a gente até fica tentada a dizer para o empertigado “maître”:gostei da amostra,pode trazer a refeição.
Os jornais gostaram da idéia (aliás, são aficionados até hoje) e o periódico “A Mentira”,lançado a 1/04/1848 em Pernambuco(não que os pernambucanos sejam mentirosos-que é isso!-;eles só mentem quando dizem que Recife é mais bonita que Salvador),noticiou a morte de D.Pedro, para negá-la no dia seguinte.
Meu caro e perspicaz amigo Henri Cabillo,sugeriu que o dia 1º de Abril fosse “o dia do político honesto”;infelizmente,sua sugestão ameaça gorar,por falta de homenageados.Uma pena!Sabe, até acho que os políticos não são verdadeiramente mentirosos;eles ,apenas,têm verdades múltiplas.
O certo é que Abril é o mês dos bobos; um mês, na verdade, igual a todos os outros,afinal fazemos bobagens todos os dias;eu,mesma,estou acabando de escrever uma.
Mas, é o mês adequado para se fazer a reunião do G-20, por exemplo, onde dirigentes do mundo inteiro fingem resolver a crise mundial e o resto do mundo acredita,por ser mais bobos do que eles.
O certo é que, o tempo este mês, estará incerto,pode chover,pode não chover,apesar do ditado “Abril,chuvas mil” e o cidadão pode sair de casa agasalhado e morrer de calor,como pode sair esportivamente vestido e se afogar nas enchentes repentinas,em Sampa,por exemplo.Por isso,eu,que sou uma pessoa verdadeira(não em tempo integral,é claro)não sou besta de arriscar previsões.
Este é o mês certo para se fazer longas viagens- ah, Paris em Abril!- principalmente se os credores começarem a bater nas portas, mas, aconselho a usar cartões corporativos, que não precisam ser pagos,já que o Credicard e o Visa acharão você aonde quer que esteja escondido.E eles não acreditam em mentiras.