SERMÃO PARA O DOMINGO DE PÁSCOA

Caros irmãos, quem poderia prever que, as mesmas pessoas que acenavam com ramos de palmeiras, na entrada de Jerusalém aclamando Jesus ,de, Hosanas! Hosanas! Bendito o que vem em nome do Senhor!(Mateus 21:1-11,Marcos 11:1-11,Lucas 19:29-40,João12:12-19) e que, em alguns dias depois trocariam o mesmo Jesus, pelo tão temido Barrabás ou seja, Jesus seria entregue aos carrascos para ser crucificado.

Durante séculos, atribuiu-se esta culpa aos Judeus ,de que eles eram os únicos responsáveis pela crucificação de Cristo, idéia totalmente equivocada, cujo tamanho, é finitamente do tamanho da história da humanidade.Vocês hão de lembrar que, em uma das passagens da paixão de Cristo, ele clamou a Deus para que perdoasse a todos que gritavam pela sua condenação, porque eles não sabiam do que estavam fazendo. Mas é crível que, os doutores das escrituras e o próprio Cristo, sabiam do que estava acontecendo.Simplesmente eram as profecias que estavam sendo cumpridas.O sacrifício do cordeiro de Deus tinha que acontecer para que houvesse a remissão dos pecados do mundo e, a re-ligação entre a criatura, os homens;e o criador, Deus .

Todos sabem que os desígnios de Deus são infinitos.Como diria um velho ditado: Que ele escreve certo por linhas tortas. Mas não concordo com isto. Deus sempre escreve certo e para ele não há linhas tortas. Os propósitos dele realmente são propósitos,senão vejamos: A história de José e toda a sua trajetória até chegar ao Egito e parar no palácio do Faraó, se transformando no grande conselheiro e Governador,que através dos seus sábios conselhos, salvou o império Egípcio e regiões ,da fome que se abateu sobre o mundo como mencionado no livro de Gênesis. Vejamos a história de Moisés, que foi criado no seio da família do Faraó como filho, e, anos depois de ter fugido do Egito, pélas razões que estão no livro de Êxodo e que, a mando de Deus, teve que voltar e enfrentar o Faraó para negociar a libertação do povo Hebreu, que era escravizado pelo Império Egípcio. Analisemos também a história do apóstolo Paulo, (Atos : 9) ,talvez o maior doutrinador do Cristianismo através das suas cartas escritas para a comunidade cristã, o qual era um dos homens mais fortes do Império Romano , grande perseguidor dos cristãos,e, de repente , foi escolhido por Cristo para ser um dos propagadores do seu ministério. E o Império Romano! Foi quem mais perseguiu a irmandade dos cristãos, provocando um grande genocídio. Inclusive, muitos foram mortos de maneira cruel,quando jogados nas covas para serem mortos e comidos pelos leões selvagens e famintos.É este mesmo Império Romano, que um dia, através do Imperador Constantino I em 313 DC, que proclamou o Édito de Milão, conjunto de normas que garantiam a liberdade de culto e determinou o fim da perseguição aos cristãos e anexou a Igreja cristã ao Império; a partir deste momento, transformou o Império Romano em um Império Cristão , cabendo aos Romanos propagarem a fé cristã através das suas conquistas por toda parte do Planeta: Onde chegavam os romanos e ,ou a cultura romana,com eles ,chegava a fé cristã .Alguém poderá dizer que não foi só a Igreja Católica Apostólica Romana, a difusora da fé cristã :A Igreja Protestante também.Más faço lembrar a vocês que Martinho Lutero era um Padre Agostiniano antes de romper com a Santa Sé e fundar o protestantismo .É verdade que a Igreja Protestante também é difusora da fé Cristã.Como vocês poderão verificar,estes fatos da propagação do Ministério de Cristo,não foi obra do acaso e nem da escrita em linhas tortas; más algo calculado matematicamente para que as lições de Cristo chegassem até nós.

Agora pergunto a todos vocês: Quais são os seus propósitos para suas vidas? Vocês estão esperando pelos milagres do acaso ou das escritas certas em linhas tortas? Estão agindo em suas vidas como Cristo agiu no apóstolo Paulo, nos Imperadores Romanos para que a obra dele perpetuasse? A palavra chave aqui é ação! Faça a tua parte que eu de ajudarei. Deus dá todas as ferramentas possíveis para nós. A produtividade é por nossa conta. Precisamos refletir muito nesta semana da páscoa, sobre tudo de bom e de ruim que fizemos na nossa vida, e para a nossa vida. Sempre é momento de recomeçarmos e, para que isto aconteça, precisamos nos despir de todos os sentimentos ruins e mesquinhos, os quais cobrem o nosso dia a dia, transformando-nos em travestidos da mediocridade que assola a humanidade.

Como disse um dia o Padre Antonio Vieira: Para que um homem se veja a si mesmo, são necessárias três coisas; Olhos, espelhos e luz. Se tem espelho, e é cego, não poderá ver por falta da visão;Se tem o espelho e a visão, e é de noite no escuro,não poderá ver por falta da luz. Então, é mister espelho ,é mister olhos, é mister a luz. A conversão da alma se dá ,quando entramos no nosso interior para vermos a nós mesmos, em busca da nossa melhora como seres individuais e, depois aplicarmos na nossa vivência no coletivo...

Vamos buscar coisas boas para a nossa vida e para os que se avizinham de nós. Vamos utilizar a filosofia experimental deixada por Cristo para nós: Amar ao próximo como a nós mesmos/conhecereis a verdade e ela vos libertará.

Caros irmãos, façamos desta páscoa o maior momento de reflexão para dentro de nós mesmos ,sem nos preocuparmos em comprar ovos de páscoa para darmos a quem gostamos. O verdadeiro significado da páscoa é focarmos nas lições de Jesus Cristo, com Cristo, com o mundo, com o nosso próximo e em nós . Que a paz do Senhor Ilumine o caminho de todos vocês e que todas as semanas do ano sejam vistas como Semanas Santas, de paz, de reflexão e ação para fazermos o bem ao próximo e a nós mesmos. Vamos ressucitar o novo homem! Sejamos este novo homem neste domingo de páscoa e a partir dele!

Amém

SERMÃO ESCRITO POR DEÍFICO

colaborador do Blog LIRIO URBANO

DEÍFICO
Enviado por Jota Kameral em 01/04/2010
Reeditado em 13/05/2012
Código do texto: T2171492
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.