NÓS, OS MENTIROSOS
Mas, que é isso? Já estou ouvindo alguém dizer." Eu nunca minto!" "Mentirosa deve ser essa velha metida à escritora!"
Pois sim! Então vejamos.
Quem de nós tem a coragem de dizer a verdade para aquela amiga velhusca e muito querida que sempre foi morena e de repente aparece com os cabelos pintados de louro, palha de milho, acreditando que rejuvenesceu pelo menos dez anos?
Podemos até não dizer nada para não ser nem grosseira nem mentirosa, mas e se ela perguntar:
- O que achou do meu cabelo novo?
Você pode não dizer o "está lindo" que ela esperava ouvir, mas garanto que dirá pelo menos "ficou bom..."
Tenho certeza de que não dirá o que, realmente, está pensando: "Está horrível”!”“ Você está parecendo uma bruxa!”
E se o seu netinho vier mostrar orgulhosamente um desenho que fez e você (mentindo) disser:
- Que bonito o sol nascendo por trás das árvores!
- Isto não é sol, Vó! É um ovo frito! Num prato de salada de brócolos!
- Ah! Agora estou vendo melhor! É mesmo um ovo. E brócolos... Está perfeito!
Você teria coragem de dizer a ele que o desenho está péssimo? Que ele não leva jeito pra isso?
Estas são as mentiras piedosas, para não magoar, não ofender.
Pequenas inverdades consagradas pela cultura, pela educação, pela gentileza.
Depois mentimos para nos safarmos de algum enrosco:
- Desculpe não ter ido ao casamento de seu filho. Justamente naquele dia tive uma virose brava, fiquei acamada, pensei que fosse morrer! (mentira nº1). Senti tanto perder a festa!(mentira nº. 2)
É claro que não podia dizer a verdade: “Detesto festa de casamento!"
Há aqueles mentirosos criativos. Talvez devessem ser romancistas, mas como não o são contam suas histórias na primeira pessoa e querem que as pessoas acreditem ser tudo verdade.
São, geralmente, movidos por complexo de inferioridade, sentimentos de inveja, mágoa por sonhos não realizados e outros grilos e compensam sua mediocridade inventando coisas nas quais, às vezes, até eles mesmos acabam acreditando.
São ridicularizados, mas, geralmente, inofensivos.
E tem os piores de todos. Aqueles que mentem para incriminar as pessoas, destruir sua reputação, diminuir-lhes a popularidade ou o bom conceito.
Destes, que nos livre, Deus!
Vamos mantê-los à distância e ter cuidado para não entrar na sintonia deles.
Bem, neste Primeiro de Abril, Dia da Mentira, fica aqui o meu questionamento:
Será que devemos homenagear o mentiroso pelo seu dia?
O que vocês acham?