31 DE MARÇO DE 1964

Muita coisa eu não sabia, muita coisa não fiquei sabendo. O início porque eu era muito criança e só recordo das conversas entre meu pai e meu avô. Sem entender direito, eu só me lembro que ficava assustada ao ouví-los falar do Exército nas ruas e o termo "revolução" me fazia temer pelo recrutamento do meu pai, novo na época.

Na adolescência não fiquei sabendo de muita coisa, pois elas aconteciam mais nas grandes cidades e, principalmente, porque o pior ocorria nos "porões", às escondidas e a imprensa, censurada, não podia divulgar a violência que desabonava os responsáveis.

Mais tarde, estudante de História, os professores eram calados pelas ameaças do DOPS e, com receio de perder o emprego, só falavam pela Cartilha da Ditadura. A comunicação era lenta e, de tempos em tempos, a gente ficava sabendo de algum político, cantor, teatrólogo, escritor que era enviado para o exílio, a fim de não "perturbar" a "ordem" estabelecida. Lembro que eram taxados de "comunistas" e, segundo a versão corrente, deviam "comer criancinhas". Lá se foram Brizola, Caetano, Gil, Chico, João Goulart, Oscar Niemeyer, Paulo Freire, Raul Seixas, Nara Leão, Gabeira, entre outros. Longe da Pátria, pelo simples fato de quererem preservar a Democracia e o Nacionalismo nacionais.

Formada, eu também tive que "engolir" o esquema. Se não fosse assim, professor de História, OSPB e EMC não arrumavam emprego. Inclusive OSPB e EMC foram disciplinas incluídas "goela abaixo" nos currículos escolares, como lavagem cerebral aos estudantes. Sei por vivência própria; ninguém me contou. Enquanto isso, presos eram torturados até a morte, com requintes quase nazistas. Muitos não resistiram, muitos desapareceram para sempre e até hoje não se teve uma explicação convincente. Onde foram parar os corpos? Como ficaram os corações de mães e pais, mutilados no seu querer?

Quando retornamos a Democracia ficou o dito pelo não dito. A tal anistia cobrou e cobrou caro. Tipo: estás perdoado (?), retorna a tua Pátria, reassume teus direitos políticos. Em contrapartida, os algozes também foram perdoados. Eu me pergunto até hoje: por que aqui no Brasil foi diferente da Argentina? Por que a imprensa divulgou o que aconteceu na casa do vizinho e aqui não houve cobrança?

31/03/64 : Parece pré-história! 31/03/10: Hoje se "comemora" o período mais negro da História do Brasil. Comemora-se por que? Mortes, mentiras, total desrespeito aos direitos inalienáveis da liberdade? Depois querem dizer que este País é sério... Se a justiça humana encobriu de folhas mortas os responsáveis por esses crimes políticos, eu me pergunto também: onde estarão, hoje, as almas dos dirigentes desse negror que encobriu, por 20 anos, o céu azul do meu Brasil varonil?

Giustina
Enviado por Giustina em 31/03/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2170041
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.