A ESSÊNCIA DIVINA.
A ESSÊNCIA DIVINA
Quando chegamos encontramos o hospital completamente lotado, com muita dificuldade consegui fazer a ficha do meu amigo, ele se sentia muito mal, com problemas de pressão alta e suando frio . Antonio não era homem de reclamar à toa, o seu pedido de socorro me deixou extremamente preocupado. O levaram as pressas para a emergência.
Depois de algum tempo o enfermeiro veio me informar, que o amigo já havia melhorado, lhe deram soro e os médicos solicitaram vários exames, me pediu que aguardasse no pátio fora da sala de atendimento. Neste dia me sentia muito deprimido, detestava hospitais, mas não tinha como negar socorrer o amigo, mais que o dever de solidariedade, devia muitos favores a ele, várias vezes me auxiliou, seria até crueldade da minha parte deixar de atende-lo, tentei ligar para sua esposa e filhos mas não atendiam. ‘o único jeito é aguardar’, pensei.
Fiquei irritado com um rapaz, que demonstrava tranqüilidade e alegria ao conversar com diversas pessoas que estavam a sua volta, não havia bancos, por isso as pessoas estavam agachadas formando um circulo em torno da sua cadeira, minha irritação era tanta que pensei em interrompê-lo, ao me aproximar me surpreendi, sua cadeira tinha rodas, então vi os seus membros mirrados, se tratava de um deficiente. Ele me olhou nos olhos e vendo meu estado deplorável brincou: “fique a vontade se aproxime, puxe o banco e se senta no chão” E sorriu feliz.
Meio encabulado e envergonhado me sentei, as pessoas estampavam alegria nos semblantes, me olharam com curiosidade, ainda sem graça comentei; ‘ vim trazer um amigo que passava mal, mas já está melhor’ o rapaz sorrindo disse;”Ah! Se o Sr falasse que veio a passeio ficaríamos preocupados, porque aqui não é um lugar de delícias, se torna normal estas fisionomias cheias de tristeza e dor e não estranhe me ver assim alegre, porque sou deste jeito mesmo, raramente fico triste, estou sempre feliz.”
Algumas pessoas se levantaram o cumprimentaram e foram em busca de seus familiares, uma Sra. Idosa o abraçou o beijou no rosto e disse: “Deus te abençoe meu filho, tua alegria e vontade de viver, enche os nossos corações de felicidade, e por momentos esquecemos as nossas dores, você deve ser um anjo que Jesus envia para sossegar o coração dos sofredores, te desejo muitas felicidades”, Ela se afastou, vi lágrimas nos olhos do rapaz.
Ficaram apenas duas mulheres sentadas no chão ao lado dele, falaram um pouco das suas vidas e depois pararam, indicando ter chegado a minha vez de me pronunciar.
Vontade alguma havia dentro de mim de falar naquele momento, ansiava em ficar só com meus pensamentos, então pensei; ‘ porque estou aqui?, ninguém me prende.. é só ir embora’. O olhar vibrante do jovem me desarmou, sem controle algum, desfilei meu rosário de lamentações, reclamei da família do trabalho da sociedade da política do hospital, das dificuldades financeiras, ele ouvia pacientemente, tomei fôlego . Ao reclamar da vida dizendo: “ nem sei se vale a pena viver, na verdade não sei de onde vim ou para onde vou, porque estou aqui, ou qual é a razão desta vida.’ Ouvi sua voz forte dizer;” Ah!.. agora o animal intelectual saiu e entrou a essência”
Fiquei confuso com este comentário, nunca ouvira este termo, e comentei; ‘estou muito longe de ser intelectual’. Novamente a sua voz forte se fez ouvir e disse; “ está bem. Vou mudar a forma de falar... _animal com intelecto_ acho que assim fica melhor, alguns possuem o intelecto bem desenvolvido, porém continuam a ser apenas animais com raciocínio”. Talvez aguardando meu cérebro entender o que dizia Fez pequeno silêncio. Após alguns instantes comentou;
“ Olha toda vez que nós caímos na reclamação, no pessimismo, na amargura na tristeza sistemática, no mau humor, nos tornamos simples animais pensantes”
Adquiriu brilho diferente no olhar, carregado de alegria e entusiasmo, pronunciou: “Quando questionamos a nossa origem e as razões de viver; é a nossa essência divina atuando em nós... Despertando em nosso interior as inquietudes da alma... A partícula divina incrustada no íntimo do nosso ser, entra em ação e só descansará quando atingirmos o status de homens, porque homem é o ser que desenvolveu todas as qualidades da alma. Enquanto não se chegar a este desenvolvimento seremos apenas animais pensantes.”
Por alguns momentos fiquei a refletir nestas palavras. Este jovem desconhecido tocara num ponto nevrálgico do meu entendimento, sempre me perguntava, até que ponto poderíamos nos entender como seres humanos, salvo raras exceções a grande maioria da humanidade demonstravam em determinadas situações, atitudes piores que os animais. Olhando para o meu interior encontrava inveja, orgulho, prepotência, raiva, e outras mazelas tão comuns na nossa sociedade, os animais com toda certeza, agiam apenas por instinto de sobrevivência, e muitas vezes davam testemunhos de profunda afeição.
Ainda meio abalado pelo comentário balbuciei a pergunta:’ Quais são as qualidades da essência que permitem atingir o status de homem’. A resposta veio imediata;
“A paz interior, a generosidade, o perdão, a compaixão, o amor incondicional a todos os seres, o respeito a todas as instituições humanas, o respeito ao corpo físico, o respeito a natureza, a caridade verdadeira. O verdadeiro homem nunca, em momento algum, coloca em risco a mãe terra, o verdadeiro homem jamais criaria esta sociedade tão injusta, corrupta e maldosa como é atualmente.”
Boquiaberto ainda espantado com a compreensão incomum do jovem questionei; ‘De onde vem essa essência?’ Desta vez não me respondeu de imediato, olhou para o céu parecendo visualizar imagens Divinas e exclamou: “Nós somos essências em evolução. Os grande sábios, os ocultistas, os iluminados ensinaram;” Ansiosamente aguardei a sua explicação.
“ A partícula do Criador, a centelha de Deus, a ‘monada’ dos espiritualistas, enfim a essência Divina, ao ser criada... O Senhor da Vida a coloca na corrente da evolução, começa a infinita odisseia.
Então ela dorme no reino mineral, sonha no reino vegetal, estremece no reino animal, e acorda no homem.
E um dia após eternidades... retornaremos ao pai como partículas realizadas com a verdadeira sabedoria e pureza absoluta.”
Antes que o jovem de extraordinária espiritualidade, continuasse as suas explicações, o enfermeiro me chamou; “ O Sr é o acompanhante do Seu Antonio” Ainda meio pasmo balancei afirmativamente a cabeça e o acompanhei. Felizmente o meu amigo não sofrera nada grave e já ia receber alta, seus familiares apareceram.
Quando saí. O jovem da cadeira de rodas estava indo embora com amigos que o colocavam dentro de um carro, corri, pedi o telefone para contato. Sorrindo me disse: Prazer em conhecê-lo, meu nome é Antonio, mas me chamam de Toninho, ligue e poderemos continuar a nossa prosa.
O mal estar interior que sentia sumiu, fiquei feliz, falei em voz alta para mim mesmo:
“ Sou essência Divina, com milhões de anos em evolução... Então é só alegria...”