Páscoa
 
Sempre que chega a páscoa uma rotina se estabelece, seja ela religiosa ou apenas festiva. Na religiosa predomina o jejum e a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, na festiva é o encontro familiar, o feriadão e os chocolates. Outra situação típica é ver as crianças ansiosas pela chegada do coelhinho que vai lhes trazer presentes, enquanto os pais, depois de terem procurado as melhores ofertas de ovos de chocolates, tratam de fazer do domingo um dia alegre e festivo para manter a tradição viva.
Mas, a Páscoa não é apenas mais um feriado ou um ritual para vender mais chocolates. Páscoa é algo muito maior e mais importante que celebrar a ressurreição, o renascimento e o encontro familiar. É uma data especial para nos transformarmos, nos redescobrirmos e nos lançarmos ao mundo como empreendedores de uma nova era, na qual o amor seja realmente sentido e difundido em cada um de nossos semelhantes.
Neste dia, é muito importante que o medo e a insegurança sejam definitivamente abandonados e substituídos pela esperança e coragem. Coragem para fazer o que é o certo, o que deve e precisa ser feito, independente das pressões dominantes ou desejos individuais. È o momento de transformar e colocar em prática as ações que podem mudar a realidade, fazer do local em que vivemos um lugar especial e depois expandi-lo para o mundo. Essa transformação exige perseverança, pois coragem sem estratégia e perseverança, pode ser um atalho para a ruína, mas se aliada à esperança ela amplia seu alcance, o que pode modificar a própria vida e de todos com quem interagimos, afinal somos todos conectados.
A Páscoa nos tempos atuais exige modificações, ou seja, ação, uma vez que se vive outro tempo, no qual a concentração dos recursos materiais não encontra limites e tais necessidades tornaram-se mais importantes que o amor, a solidariedade e a compaixão. Os homens passaram a definir o grau de felicidade pelas posses materiais, embora preguem o desapego e a simplicidade. Essa equivocada maneira de viver esta enraizada na sociedade e precisa ser combatida através de atitudes corajosas e renovadoras sem demagogias. È necessário assumir o verdadeiro sentido da páscoa e renovar atitudes, para que possamos transformar a própria vida e nos tornarmos agentes multiplicadores de ações mais fraternas e renovadoras.
Despertar para um significado mais amplo para a Páscoa é o primeiro passo para ingressar no novo caminho. Um caminho que precisa ser construído, que nos conduza para um futuro mais justo, mais amoroso e feliz. Um futuro que começa hoje, no qual podemos viver e desfrutar das nossas próprias ações e que também seja capaz de abrigar um mundo mais leve, sem disputas e egoísmos. Precisamos aprender a dar valor ao compartilhar a solidariedade e dar espaço aos amigos, a família e o lazer, fugindo das pesadas energias do trabalho competitivo, da inveja e possessividade, pois estas são ações que se contrapõe à Páscoa.
Parece desnecessário repetir o significado desta data, afinal, desde criança festejamos sua chegada, porém é preciso reinterpretar seu sentido e assumir a nossa responsabilidade perante o mundo, começando pela renovação interna. Essa é uma tarefa que exige um olhar mais apurado para nós mesmos, requer que avaliemos nossos valores e atitudes para com todos, pois mesmo que ignoremos a própria responsabilidade somos parte do modo de vida atual.
Porém, não podemos nos deprimir e olhar o amanhã com pessimismo, sob pena de cairmos na descrença da mudança, o melhor a fazer é dedicar-se verdadeiramente e fazer do momento presente uma oportunidade de ser e fazer os outros felizes. Não é preciso nenhum ato heróico ou tentar remar sozinho contra a maré, é possível começar sendo mais alegre e caridoso e consequentemente nos tornaremos obstáculo para as ondas de egoísmo, ganância e tristeza. A caridade não deve ser entendida como somente o ato de beneficiar os mais necessitados materialmente, mas deve ser compreendida de forma mais ampla, como estender uma palavra amiga a um desconhecido, amigo ou familiar. Muitas vezes uma palavra pode transformar a vida de uma pessoa, renovando suas energias para conquistar um emprego, uma amizade, tornando-se num agente multiplicador de felicidade. Esmola pode matar a fome de um necessitado, porém não é o bastante para transformar sua vida, é preciso lhe mostrar a Páscoa interior, capaz de ressuscitá-lo das próprias trevas e impulsioná-lo a caminhar para uma vida melhor.
No entanto, muitos dos que possuem recursos além dos necessários para saciar a própria fome, precisam de uma esmola de transformação para que consigam perceber a importância de agir em favor dos outros e de si mesmo. A mudança, a transformação que a Páscoa exige é individual, porém o crescimento, o aprendizado é assimilado através das interações coletivas, é através de nossas ações que determinamos os resultados do mundo atual. As transformações necessárias encontram fundamento no verdadeiro sentido da Páscoa. Descubra-se e ingresse no caminho da renovação sem medo, com alegria e disposição, certo de que ao percorrê-lo estarás construindo a própria felicidade. Feliz Páscoa.