SENHOR DOS PASSOS! O CALVÁRIO CONTINUA...

Lá vai o cordão dos penitentes. “Pai Nosso que estáis no céu...”. Segue pela rua no seu rosário de murmúrios e contemplações. O trânsito temporariamente suspenso para dar lugar à cena da fé: a procissão, que entre cânticos e velas, leva triste em seu andor, O Senhor dos Passos. “Santificado seja Vosso nome...” repete o coro de vozes ensaiadas. O pensamento longe. Amanhã é que dia mesmo? Nossa, trinta? Vencimento da conta de luz... A de água já foi paga?

Os pés descalços ardem. Será que vão ter bolhas? Ai, e depois pra calçar sapatos e ir ao trabalho? Se for de chinelos o chefe vai olhar atravessado. Já avisou que pega mal pro visual da loja. É... mas, promessa é promessa! “Venha a nós, o Vosso Reino...”. O olhar dispersa. Ih, a Tereza pintou o cabelo de ruivo! Ficou dez anos mais velha, ainda mais com aquele batom rosa-choque, que ideia! Coitada, e deve estar se achando linda...

Alguém pede para ir mais devagar. O povo está muito acelerado. Espera o Senhor dos Passos que ficou pra trás, gente! Afinal é Ele o motivo de estarmos aqui em tão fervorosa manifestação nesta Semana da Paixão! Para tudo! Tudo parado. “Seja feita a Vossa vontade...”. Ah, vontade! Aquele pretinho básico exposto ali na vitrine da “Belíssima” é lindo! Não cairia bem com os folheados comprados da Nina?

Pelo microfone dão a ordem: podemos seguir. Todos contritos, no maior espírito de reflexão. Isso não é hora de conversa. É hora de oração! Hum... hora de oração? Não ficou parecendo jogo de palavra pra surtir efeito em alguma frase feita? Ah, maldita mania de palavras! Cruzes, a palavra “maldita” não fica bem numa procissão. Mas bendita, também não combina para o que se quer falar... Deixa pra lá. Concentração!

“Assim na terra como no céu...”. Chi! Um ajuntamento! Alguém está passando mal! É o calor, essa aglomeração... Um cheiro característico invade o ar. Fim do mistério. Puxa, puseram fogo no cabelo da moça com a vela. Coitada, um cabelo de “escova inteligente”. Isso custa uma fortuna! E pra acabar assim, todo chamuscado por uma luzinha à toa, ah, não!

“Venha a nós o Vosso reino...”. Ui, que percurso grande escolheram esse ano! Deve ter sido votado por quem tem muitos pecados a pagar! Quanto mais pecados, maior a penitência. Então esse ano, muitos quilômetros! E que sejam quitadas todas as dívidas com o Todo-Poderoso. Quem não tem tantas, paga assim mesmo, o quê que tem? Fica com saldo positivo. Afinal não são os inocentes que pagam pelos pecadores?

Chegou! Loucura total! Cada um querendo beijar primeiro os pés do Senhor dos Passos, sem trocadilho, é claro. Vamos que a fila aumenta, e é aquele tumulto! Haja pernas pra tanta canseira! Afinal, um dia de trabalho, academia, futebol no clube, e à noite, procissão? Hum, só mesmo com muito fôlego... Então, é beijar rápido e já pra casa! Por falar nisso, quantas horas são? Será que ainda dá pra pegar um pedacinho do “Big Brother”?

Lá de cima, não do andor, mas das alturas, alguém balança tristemente a cabeça. “Pai, perdoai-vos, eles não sabem o que fazem”. Hum, já ouvi esta frase antes. Onde foi mesmo?

MARINA ALVES
Enviado por MARINA ALVES em 30/03/2010
Reeditado em 16/04/2010
Código do texto: T2167177
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.