Trabalho infantil (*)

As crianças precisam de apoio emocional para crescerem íntegras. Para isso, elas precisam criar-se e crescer no seio de famílias que possuam renda compatível para o seu desenvolvimento físico e intelectual. É injusto que as crianças tenham que exercer trabalho remunerado e, principalmente, que sejam exploradas, recebendo uma remuneração irrisória e com uma jornada de trabalho extensa.

O Estado precisa dar melhores condições de vida aos brasileiros, isto é, precisa angariar mais renda para o povo, precisa produzir mais empregos e proporcionar melhores salários ao trabalhador brasileiro adulto para que este consiga ter condições de dar uma vida digna à sua família e que esta não precise utilizar da mão-de-obra de filhos menores para subsistir com honestidade, honra e respeitabilidade.

Os filhos menores têm o direito de usufruir de uma infância em que possam vir a exercer o fascínio pelos divertimentos, próprios da sua idade, e de freqüentar apenas os educandários escolares para que cresçam saudáveis e íntegros em sua infância e adolescência e tornem-se adultos maduros e com profissões definidas.

(*) Crônica contendo conteúdo reflexivo relativo à questão do trabalho infantil, problema esse que ainda existe no Brasil. Foi escrita por ocasião da passagem do “Dia das Crianças”, que é comemorado todos os anos na data de 12 de outubro, data essa escolhida para homenagear as puras e inocentes crianças brasileiras.