Quem canta, os males (e os malas) espanta
Entre as várias atividades que me dão grande prazer, cantar talvez seja uma das minhas favoritas. E cantar em ótima companhia, então, fazendo duas ou mais vozes, é prazer multiplicado.
Pois outro dia foi o aniversário da minha grande amiga Dru e ela ganhou do maridão um piano eletrônico, desses que têm som e performance iguais aos do piano acústico. Mas quem acabou sendo presenteado foi o resto da rapaziada, porque um casal de amigos, músicos profissionais -- o Cacá, que é baixista, e a Chica, que é pianista --, além de terem a generosa disposição de tocar pra um bando de amadores cantarem, ainda tiveram a pachorra de imprimir previamente um monte de letras de músicas cantáveis a duas ou mais vozes e distribuíram entre o pessoal, que formou um coralzinho muito competente, animado e afinado, modéstia às favas.
O Samba em Prelúdio, do Baden Powell e Vinícius de Morais, teve ainda o luxo de ter os rapazes cantando a segunda parte, enquanto as moças repetiam a primeira, em grande estilo. Ficou lindo! E olha que nem teve ensaio, tudo no improviso...
E, claro, quando o Cacá tocou For no One, dos Beatles, a beatlemaníaca que vos escreve se apossou do microfone e cometeu um solo daqueles que você abstrai tudo -- platéia, vergonha e o fato de não ser cantora -- e canta com a alma inteira no gogó. Literalmente um gozo...
Depois que os amadores se fartaram de cantar, ainda fomos brindados com um baita show da nossa amiga (e minha comadre) Maria, que é cantora de verdade e professora de música, acompanhada pelo Cacá e pela Chica nos respectivos instrumentos. Passearam por todo aquele precioso repertório das antigas -- Chico, Tom, Vinícius, Edu Lobo, Milton, Ivan Lins, os Caymmi e muitos mais --, encantando as três gerações ali presentes, mostrando que qualidade não é datada e o que é bom, é bom em qualquer época, vai ser sempre bom e ponto final.
Espero que os nossos amigos músicos profissionais (amadores tem um monte!) continuem tendo a generosidade e disposição pra repetir a dose numa próxima oportunidade. Aniversário é o que não falta nessa turma. Até porque, pelo que percebi, não fui a única a me encantar com a cantoria com acompanhamento profissional, nem a querer repetir a deliciosa façanha muitas e muitas vezes. Cem milhões de vezes melhor que karaokê, que tem aquele acompanhamentozinho sem vergonha de tão ruim. Nem se compara!
Porque cantar em tão boa companhia faz bem pra pele, pro cabelo, pro diafragma, cura gastrite, bronquite, rinite, espinhela caída, unha encravada e, ainda por cima, engrandece a alma.
Parabéns pra Dru, pro Cacá, pra Chica, pra Maria e pra todos nós!
:)