RESSURREIÇÃO. NELSON RODRIGUES. A VIDA É TRISTE.

O polêmico e falecido Nelson Rodrigues, da envergadura de sua dramaticidade, o Shakespeare brasileiro, guardadas as devidas proporções, afirmava : "A morte não é uma tristeza, a vida é uma tristeza, a morte é um nascimento".

Quanta verdade vinda do pensamento de um sofredor, cercado por tragédias de família, "a morte é um nascimento"

Se a vida mata a alegria, se a vida seguida após perdas imensas que não deixam fazer o coração parar de sangrar para os que ficam é puro sofrimento, se a saudade fica insepulta e não cessa, a morte é verdadeiramente nascer de novo, renascer para a eternidade, aquele espaço que só os monges retirados e reclusos compreendem por estarem afastados do sofrimento da doença e da morte, da vida finalmente, que como dizia o velho dramaturgo e criativo jornalista "é uma tristeza".

Tinha razão o sofrido Nelson Rodrigues, a maior das tristezas não está no encerramento da vida, mas na vida que só a morte faz sublimar e pacificar.

Estamos na época da ressureição Daquele que por amor faz lembrar sempre seu martírio pelo sofrimento, mostrando que só há um meio de nascer de novo, morrendo.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 29/03/2010
Reeditado em 30/03/2010
Código do texto: T2165446
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.