Foto: Luis C Nelson
 

A menininha de onze anos vestida de menininha maravilhou-me com o seu virtuosismo instrumental, sua segurança, movimentação corporal e jeitinho único nas trocas de olhares com o regente da orquestra, no dificílimo Concerto no 1 de Paganini. Isto conteceu no Concert for Planet Hearth em 1992, num palco erguido sobre a Lagoa Rodrigues de Freitas, durante o Rio Summit 92!

Agora, no moderníssimo e gigantesco Concert Hall de Singapura, a mesma Sarah Chang estava alí, a poucos metros dos meus olhos, ouvidos, alma e coração, enchendo o espaço com os sons límpidos, irrepreensíveis, do seu virtuoso violino! Os gestos largos com o arco ao fim das frases ficaram grandiloquentes, sua movimentação de corpo mais rítmica e performática, desenvolveu mis en scène e gestos com os longos e negros cabelos, resultado dos últimos dezoito anos de experiência, que transformaram a menininha-prodígio em super star da musica clássica!

Sarah Chang e a poderosa Singapore Symphony Orchestra, devolveram cada centavo pago na bilheteria para esta fabulosa e inesquecível noite de gala, apesar da frustração pela recusa da solista em obsequiar o massivamente lotado Concert Hall com alguma pecinha a mais do que aquela de Bruch constante do programa.

Eu perdoei e o resto do povo também, a julgar pela longa fila para obter o autógrafo da artista. Não resisti e mencionei Rio 92 no momento da assinatura do CD. Ela olhou-me com um sorriso doce e disse simplesmente "Oh...longtime!...!
Luis C Nelson
Enviado por Luis C Nelson em 28/03/2010
Reeditado em 28/03/2010
Código do texto: T2163166