Nelson Rodrigues
Quem se compara a autor teatral como Nelson?
A desgraça, Celso, faz um homem pensar duas vezes. Ver parente próximo ser assassinado não é para qualquer um.
A vingança do mestre foi diferente. Mostrou à sociedade, o lado claro e o lado imundo. Por isso é detestado por muitos.
Vi o documentário também. Se você prestar a atenção devida, vai ver que todas as atrizes que foram escolhidas pelo próprio Nelson, Tônia Carreiro e Fernanda Montenegro, suas prediletas, fazem a apologia ao autor que não teve medo da sociedade mesquinha e brutal.
É a prova da sua vitória sobre a mediocridade reinante.
Qualquer ator corre, se souber que estão precisando de um, para uma peça do sofrido e talentoso escritor.
Vou contar uma, é verdadeira. Ele era amigo fraterno de Hélio Pellegrino. Na sua crônica diária no Globo, dizia que o mesmo era capaz de transformar em subversivo um teólogo franciscano ou outro qualquer. Isto durante dois anos, no regime militar.
O que aconteceu? Pellegrino, que nunca participou de movimento subversivo, foi preso e recolhido na Barão de Mesquita, Polícia do Exército.
Sabendo da notícia, rumou para o local. Entrou na marra e conversou com o amigo.
Prometeu resolver a questão. O presidente era o Costa e Silva, reacionário da moléstia.
Tentaram demover o velho Nelson da idéia, mas ele conseguiu uma entrevista pessoal com o presidente, ninguém sabe como.
Dia e hora marcados, estava no Planalto, um milagre, pois dizia que para ir até Irajá, precisava de passaporte. Convenceu Costa e Silva, que estava equivocado. Afinal, quem acusava diariamente Hélio era ele. Falou que gostava de sacanear os amigos.
O chefão deu uma chamada telefônica e Hélio foi imediatamente solto.
Agora eu pergunto. Quem, naquela época, era capaz de marcar uma entrevista pessoal deste calibre?
O "Anjo Maldito", "Anjo Pornográfico" conseguiu...
Abraços
Jorge
Resposta a um e-mail de amigo.