COISAS INÚTEIS / 06 _ PRECONCEITO

Preconceito é coisa inútil. Preconceito supõe um pré-julgamento de idéias, situações ou pessoas que, quase sempre, não conhecemos. O termo pré já supõe um desconhecimento daquilo que estamos julgando. Porque se eu emito uma opinião de algo que não vivi, não estudei os motivos, não senti a situação, estou fazendo julgamento sem base alguma.

Atos humanos apresentam muitas faces. Se eu não as conheço totalmente como posso julgá-las? Como posso criticar os atos de alguém, se não passei as situações que o levaram a agir deste ou daquele modo? Eu só posso falar daquilo que conheço. Daquilo que vivi. Porque ninguém sabe que reação terá frente a uma provação, a uma desgraça, a um sofrimento, a um vício e outras tantas coisas, se não vivenciá-las primeiro. Eu posso ter minha opinião sobre o assunto, mas não tenho o direito de pré-julgar sem conhecimento próprio.

Preconceito é, sim, uma das coisas mais inúteis e um dos sentimentos mais destrutivos que o homem pode ter. Demonstra uma alma pequena, egocêntrica e infeliz, para não dizer, muitas vezes, invejosa. Não acredito que um ser preconceituoso possa ser feliz.

A vida tem nuances variadas. Os seres humanos são sui gêneris por si só. Não existe um ser exatamente igual a outro. Por isso, a diversidade de opiniões, de escolhas. Por isso cada um segue, e tem direito a isso, pelo caminho que escolheu. É o livre arbítrio, que nos foi dado pelo Criador. Dotados de raciocínio, deveríamos, antes de emitir julgamentos superficiais, nos colocarmos no lugar do outro.

Quem mais sofre com os preconceitos são as minorias. Afro-descendentes, homossexuais, cadeirantes, aidéticos. O mundo evoluiu tecnologicamente anos-luz, desde a época de Jesus. Mas, os preconceitos não mudaram. Assim como isolavam da sociedade os leprosos, hoje muita gente se afasta de doentes com aids, de pessoas com síndrome de down. Assim como apedrejavam as Marias Madalenas daquela época, hoje discriminam as prostitutas, os gays. E o pior de tudo: as "cores" escalonam as pessoas na sociedade.

Avançamos muito com relação às mulheres, mas graças a elas mesmas, que lutaram e buscaram o que têm direito numa sociedade que, por séculos, foi machista, dominada apenas pelos homens. Mesmo assim, ainda hoje, a traição masculina é perdoada mais facilmente que a feminina. Resquícios do machismo. Não estou defendendo a traição; estou citicando a morte de mulheres por seus companheiros e ex-companheiros. Como se a morte "lavasse a honra maculada" do macho. Isso lembra os duelos de antigamente... evoluímos tanto assim? É a dúvida.

Aliado a preconceitos contra pessoas, temos uma lista enorme de "prés" contra idéias, religiões, nacionalidades e até contra novas descobertas da ciência. O preconceito ideológico é tão nocivo como qualquer outro. Tem gente que adota uma rigidez cadavérica em suas convicções, que nem um tanque blindado. E não existe bomba suficientemente potente para furar o bloqueio. "Não acredito e pronto!" _ essa é a afirmativa das mentes que julgam serem as donas da verdade. E quem pensar diferente, não presta. Por causa disso, muitos pensadores antigos foram excomungados, presos e mortos nas fogueiras da Inquisição. Até que as folhas do tempo caíram e ficou provado que esses mártires tinham razão.

Não é uma inutilidade tanta crueldade, desavenças, crimes, em nome do pré-conceito?

Esquecem eles, os pré-julgadores, que "existem mais coisas entre o Céu e a Terra, do que julga a nossa vã filosofia".

Giustina
Enviado por Giustina em 25/03/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2159254
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.