MAUI E KAUAI
Dias atras, nossa querida cachorra, passou mal, teve uma hemorragia grande.
Quando cheguei na varanda, la estava ela deitada numa poca de sangue.
Liguei para a veterinaria, que e nossa amiga.
Ela veio rapido, examinou e disse temos que levar para fazer um ultra-som.
Bem, para resumir, saimos com ela, ainda perdendo sangue.
Retornamos, depois de umas tres horas, com um diagnostico de que nao era nada grave, que envolvesse uma cirurgia, que a principio se pensou.
Ja em casa, com a Maui medicada, mas ainda bem prostrada.
O que mais chamou a atencao, foi o comportamento de minha outra cachorra a Kauai, que e filha da que ficou doente.
A Maui que adoeceu, ja tem 12 anos, e uma Golden, entao de porte grande, e pelo tamanho com essa idade ja esta bem velhinha.
Sua filha a Kauai, ja tem 9 anos.
Ambas se estimam muito, e cuidam uma da outra.
Ao ver a mae perdendo todo aquele sangue, a reacao da Kauai foi, de preocupacao e medo.
Ficava ao lado olhando todo o movimento, sem duvida percebia a gravidade.
Quando voltamos dos exames, ela se deitou ao lado da mae, na sala e ali ficaram as duas a tarde toda, a Maui, porque estava mesmo debilitada, mas a Kauai, so ficou em solidariedade a mae, como para mostrar que estava ali, fazendo companhia dando apoio.
Fiquei impressionada com a dedicacao e carinho que vi entre elas, num momento de doenca.
Quando enfim, a noite a Maui ja comecou a andar pela casa, de rabo abanando, mostrando que ja estava se refazendo, a alegria da Kauai, estava estampada no olhar, podem acreditar, ela sorria para a mae.
Da para pensar, nao e mesmo?
Em um mundo em que os humanos algumas vezes abandonam seus pais na velhice ou na doenca.
Vemos os ditos irracionais, cuidando dos seus com carinho, zelando por eles.
Pois e aprendi com o susto da hemorragia da Maui, o quanto os caes sao solidarios entre eles, e por que nao dizer, o quanto se amam.
Volto a citar um pensamento do grande Leonardo da Vinci:
" HAVERA O DIA EM QUE O HOMEM CONHECERA O INTIMO DO ANIMAL, NESTE DIA, UM CRIME CONTRA UM ANIMAL, SERA CONSIDERADO UM CRIME CONTRA A HUMANIDADE.
Ainda nos resta aprender muito sobre eles..... com certeza.