TRÂNSITO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA
 
Antoni BigCuore*
 

 
 
 
Gente amiga, me acompanhe nesta “viagem na maionese”. Efetivamente está assaz difícil viver em São Paulo, Capital, a mais conhecida como Sampa.
É no transito que desemboca todos os nossos desequilíbrios, nossos conflitos
mal resolvidos etc, tornando-o cada vez mais violento, infelizmente.
 
A falta de educação da grande maioria dos motoristas é incrível!. Agora mesmo,  acabo de levar meu carro para a inspeção veicular, no bairro Parque Novo Mundo, Zona Norte de São Paulo.
 
(alias, quero registrar aqui o meu protesto contra o Sr. Prefeito, GILBERTO KASSAB, não pela inspeção que acho legitima e necessária, mas, pela  mal fadada taxa de R$56,04 centavos!!! Um absurdo no meu ponto de vista!!!
Uns vinte contos(rsss) como diria meu avo, estaria bem pago!. Ainda bem que meu carro foi aprovado com tranqüilidade. Meno male!!! Rssssss)
 
 
Na volta para minha casa, no bairro de Santana, ficou observando o comportamento dos motoristas. Incrível, o transito praticamente parado, eu dando seta para a direita, onde iria fazer uma conversão para o bairro de Santana, um motorista (note bem o farol a uns 200 metros estava fechado para ele) e este não deu a “mínima” para mim, e não me deixou passar!!!(fato corriqueiro, bem como as famosas “fechadas”, falta de sinalizar na hora de virar o carro etc.)
 
Típico comportamento EMOCIONAL e não racional no trânsito!.
 
Argumentei com meu Anjo “Biguinho”:
____________Biguinho, você viu esta? Como o ser humano é egoísta e competitivo. Depois não sabe porque fica neurótico e infeliz.
Eu sempre procuro, na medida do possível, mormente nas vias transversais alguém que quer adentrar à rua principal. Sempre faço as minhas “gentilezas” no transito, pois confio na Lei do Retorno, no efeito bumeranque.
 
QUEM FAZ O BEM, A SI O FAZ!. E,  CONTRARIAMENTE, QUEM FAZ O MAL TAMBÉM A SI O FAZ!!!
 
Incrível como esta frase contem grande dose de sabedoria! É a Lei da Atração!
NEGATIVO atrai negativo. Positivo atrai positivo!
 
A não ser numa situação em que você não pode mesmo parar, caso contrário, não custa nada ter uma ATITUDE MENTAL POSITIVA em relação a nossos semelhantes. Todos, estamos no mesmo barco da vida.
 
Não sei onde vamos parar. Não sou pessimista! Acredito sempre no melhor!. Mas, se o Governo não levar a serio a educação do povo, mormente de nossas crianças, teremos o caos, sobretudo nas grandes cidades.
 
Se as pessoas forem educadas, elas tendem a ser mais racionais e não tanto emocionais. Vamos guardar as nossas EMOÇÕES para os momentos certos!.
 
Pode reparar prezada leitora(or), quando tomamos decisões por IMPULSO, fazemos besteira. Eu vejo por mim. Analisando certos fatos de minha vida pessoal, sempre fiz bobagens quando agi emocionalmente ou por impulso, sobretudo, em matéria de negócios e economia.
 
Temos de aprender a ser cidadãos conscientes!. Aprendamos a RESPEITAR as leis, pois elas são criadas, não para enfeites, mas para serem CUMPRIDAS, RESPEITADAS!!!
Se por acaso, existem leis IMORAIS, pressionemos nossos legisladores a modificá-las!!! Nem tudo que é LEGAL, é moral, mas temos de respeitá-las quando forem sancionadas pelo executivo.
Trânsito, tem, no meu ponto de vista, necessidade imperiosa de se ensinar no pré-primário nas escolas, para podermos, quem sabe, daqui uns 100 anos, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
 
Somente a educação em massa dos brasileiros, será capaz de melhorar a qualidade de suas vidas. Isto se faz com EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A CIDADANIA.
A pessoa tem que se conscientizar que a cidade é dela e deve cuidá-la como se cuida de um filho. Este é o meu grande sonho!!! Ver os brasileiros, em sua grande maioria pelo menos, educados, CIDADÃOS CONSCIENTES de suas obrigações e direitos!!!.
 
 
Ufa lelê!!! Como é difícil sobreviver no Brasil!!! Rssss

===============================

(*)autor é Escritor, cantor e compositor em São Paulo,SP. Acesse sua pagina na net:
http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp., 25.03.2010, 5ª.feira, às 10,12 hrs.)
==============================