N... (NANDO REIS)....
Interessante como a gente esquece de certas músicas tão lindas e que só escutamos lá uma vez ou outra . Refiro-me, por exemplo , a “N” do talentoso Nando Reis.
Creio ser desnecessário falar do cantor e compositor pois seu talento é reconhecido nacionalmente e ele, ainda quando estava com os Titãs já se destacava e tinha emplacado alguns sucessos.
Mas eu quero falar dessa balada porque, além de uma linha melódica lindíssima, tem versos simplesmente maravilhosos . Aliás, gosto da música inteira e se tivesse talento para ser compositor e compor alguma coisa que prestasse, sem nenhuma duvida escolheria os versos de “N”.
Ele começa perguntando :
“E agora o que vou fazer ? Se os seus lábios ainda estão molhando os lábios meus ? E as lágrimas não secaram com o sol que fez ? ”.
Versos simples e justamente por isso muito lindos. Nando Reis é um poeta sensível e poderia ficar aqui a crônica toda falando dele, de outras composições, de outros tantos versos mágicos mas, quem não conhece ou nunca ouviu, realmente não sabe o que está perdendo.
E nós que temos o mal hábito de não valorizar os compositores brasileiros, deveríamos deixar o orgulho de lado e observar melhor quanta coisa bonita está aí a nossa disposição. É só ter um pouquinho de boa vontade para apreciar o que há de mais belo no cancioneiro nacional.
Mais adiante ele fala com todo sentimento :
“E agora como posso te esquecer ? Se o teu cheiro ainda está no travesseiro ? E o seu cabelo está enrolado no meu peito ?”
E prossegue, com outra pérola de confissão de amor :
“Espero que o tempo passe. Espero que a semana acabe . Prá que eu possa te ver de novo . Espero que o tempo voe, prá que você retorne, prá que eu possa te abraçar, e te beijar de novo .”
Olha, sinceramente fiquei arrepiado ao escutar esta música quando estava no meu carro a caminho do trabalho. Nem preciso dizer que meu dia foi maravilhoso e é nessas horas que eu costumo dizer , com todo respeito e admiração, o fantástico papel que a música, a boa música, exerce nas nossas vidas.
Nesta canção ele torce para reencontrar a amada o mais rápido possível e até sugere uma ajudazinha do tempo para que as horas passem com a maior velocidade possivel.
Na verdade, creio que ele gostaria de não ter se despedido dela e quem sabe, ficasse muito mais feliz se ao lado da amada e que o tempo simplesmente pudesse parar, que cada minuto pudesse na verdade durar horas.
A letra é um pouco extensa, mas nem por isso é cansativa , chata ou sem sentido. Ele prossegue, com esses versos magistrais :
“E agora como posso te perder ? Se o teu corpo ainda guarda o meu prazer ? E o meu corpo está moldado com o teu ?”
Não tenho dúvida em afirmar que poucas são as melodias que conheço que têm tão lindo sentimento . Ele fala sem rodeios, com simplicidade e dá um recado direto para a mulher que ama.
Muito lindo mesmo . Letra e música se completam e como costumo dizer, são um verdadeiro bálsamo para os ouvidos de bom gosto.
Pois é, sou um apaixonado pela música de um modo geral e esta então, mexe muito comigo ! Muito mesmo......