O GRANDE DESAFIO II

REPUBLICANDO -

Estou republicando parcialmente, pois acho que o fechamento do texto original ficou a desejar, o título foi bom, até razoável a quantidade de leituras iniciais, mas não houve nenhum comentário, solicito aos leitores que complementem este assunto, indicando com quais as mazelas de que nos envergonharemos daqui a 50 ou 100 anos. Este é o grande desafio, olhar para o contexto atual e falar o que está errado. Ver os erros do passado é fácil.

Acabo de assistir um filme que é sobre uma disputa de debates entre escolas norte americanas. "O Grande Desafio" com Denzel Washington - Recomendo-. O tema é sorteado e os alunos têm um tempo para se preparar. Algumas discussões:

-Bem Estar Social, quem financia?

- Estudantes Negros devem estudar nas mesmas faculdades dos brancos?

Interessante como estes "detestáveis americanos" gostam de tocar em suas feridas, filmes desta natureza dão grandes bilheterias. Baseado em uma história real, deve ser dos anos 30, imagino pela idade dos carros que lá aparecem, discutem valores, a discriminação da raça negra, como não poderia deixar de acontecer a “Ku Klux Klan” aparece, etc...

Fico a imaginar na nossa evolução de valores, antes da era cristã, antes das leis de Moisés, valia a lei de Talião, salvo engano, não sou historiador. Naquela época se uma pessoa matava o irmão de outra, como penalidade teria um irmão seu morto, era o famoso "dente por dente, olho por olho" o que já fui uma evolução, pois antes disto, se um elemento da tribo ou da grande família era assassinado a revanche era exterminar toda a tribo ou a parentela do agressor.

Moises quando recebeu a tábua dos 10 mandamentos, deu um grande salto em direção aos dias atuais em matéria de comportamento e justiça, vocês conhecem está lei? Deveriam conhecer.

Os ensinamentos de Jesus trouxe uma evolução maior, resumindo seus mandamentos em apenas um, "Amai seu Deus sobre todas as coisas e seu próximo como a ti mesmo".

Aonde quero chegar? É saber no que precisamos melhorar nos tempos de hoje? Se retroagirmos no tempo, e não precisa muita volta ao passado, se verá absurdos cometidos pela humanidade, como a escravidão, a submissão e supressão de direitos da mulher, o trabalho infantil... Situações ainda vivenciadas atualmente em muitas partes do mundo.

Mas, aqui neste mundo ocidental o que nos envergonhará daqui a 50, 100 anos?

Arrisco alguns palpites:

-Distribuição de rendas muito injusta,

- Segregação racial, social e econômica,

- Poluição do meio ambiente,

- Desrespeito com os próximos e com as gerações futuras,

- Nossas cadeias que no formato de hoje é pós graduação de criminosos, que saem de lá mais perigosos e safos;

- Ensino particular x público muito desigual, propiciando mais desigualdades;

- Justiça injusta, protege os ricos e condena os pobres...

- Vou deixar alguma coisa para vocês acrescentarem...

Defranco
Enviado por Defranco em 23/03/2010
Reeditado em 27/02/2016
Código do texto: T2154345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.