ENSAIO SOBRE O PECADO

Embora eu não seja pessoa religiosa (beata ou puritana), por curiosidade andei prestando atenção aos anúncios publicitários; percebi que muitos deles incitam aos Pecados Capitais (a TV chegou a exibir novela com este título). Os 7 pecados são:

Vaidade

Vaidade é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas.

Orgulho é o sentimento de satisfação pela capacidade de realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal.

O orgulho em excesso pode se transformar em vaidade, ostentação, soberba, assim torna-se arrogância.

Inveja

A Inveja é o desejo por atributos, posses, status, habilidades de outra pessoa gerando egocentrismo, desprezando as virtudes do outro, acentuando apenas os defeitos.

A inveja é freqüentemente confundida a cobiça - desejo por riqueza material, que pode ou não pertencer a outros

A inveja pode assumir também a forma de ciúme

Preguiça

A preguiça é considerada como aversão ao trabalho, negligência, indolência, malandrice, morosidade, lentidão, pachorra, moleza.

É diferente do ócio que significa vagar; repouso; lazer; descanso mental, é uma forma de preservar energia por longos períodos.

Avareza

Avareza é o medo de perder algo que possui. A pessoa avarenta não abre mão do que tem mesmo tendo algo em troca; o cuidado exagerado com seus pertences torna-a uma pessoa egoísta.

Ganância é a vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe; é egoísmo excessivo, busca riqueza material, dinheiro e formas de poder, podendo levar à corrupção, à manipulação, à fraude e ao crime.

Gula

Gula é o desejo insaciável, além do necessário, por comida, bebida ou drogas, é uma forma de egoísmo; de querer ter sempre mais, não se contentar com o que já possui.

Luxúria

A luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer sensual e material; consiste no apego aos prazeres carnais, corrupção de costumes; sexualidade extrema, lascívia e sensualidade.

A luxúria possui diversas ramificações, tais como prostituição, pedofilia, sodomia, pornografia, incesto, sadismo, masoquismo e outros desvios sexuais.

Ira

Ira é um intenso sentimento de raiva e rancor; são fortes emoções que podem levar à agressão; costuma estar associada ao sentimento de vingança. Ela não se confunde com o ódio, que envolve a racionalidade, pois a ira é uma explosão forte levando a pessoa a perder a noção de seus atos agindo irracionalmente.

A ira é um sentimento rápido e breve, enquanto o ódio pode durar uma vida inteira, porém num ataque de ira é possível cometer erros mais graves que as vinganças movidas pelo ódio.

[**]

Convido o leitor a listar os anúncios em que tais ‘pecados’ estão sugeridos subliminarmente. (Muitos ganham prêmios internacionais!)

[*]

“Eu me utilizo de todos os meios da Sociedade de consumo, penetro no Sistema, mas como um veneno.” (Raul Seixas.)