A MAGIA DO TOQUE - 1

A MAGIA DO TOQUE - 1

Antoni BigCuore

(SP. 22.11.2005, 3ª.feira, às 9:39hrs.)

=======================================================

Abraham Maslow, eminente psicólogo norte-americano é o criador da teoria da “auto-realização da personalidade”. Contrariamente a teoria de Freud, ele é de opinião que a personalidade tem que “olhar para frente” e não “para trás”, como no caso de Freud, que se preocupa basicamente com “libido”, e conflitos internos de uma personalidade anormal.

Maslow idealizou cinco níveis de necessidades humanas, organizadas numa escala que vai das “necessidades inferiores” às “necessidades mais elevadas”, a seguir:

A) Necessidades fisiológicas: tais como satisfazer fome, sede.

B) Necessidade de segurança: tais como estabilidade, ordem, confiança;

C) Necessidades de participação e amor, tais como: afeição, identificação;

D) Necessidade de consideração: tais como prestígio, êxito, auto-respeito;

E) Necessidade de auto-realização.( 1 )

Basicamente temos as necessidades primárias, ou essenciais: comer, beber, respirar, sexo, vestir. Depois temos outras necessidades conforme explicitado acima, até chegarmos à auto-realização.

Todo ser humano, no fundo, busca a auto-realização. O que acontece é que uns são mais determinados que outros e conseguem “chegar lá”. A maioria das pessoas, fica na “mediocridade” social e não consegue a auto-realização, pois não tem vontade forte e se deixa sucumbir no meio do caminho. Os apelos do mundo, da mídia consumista, são mais fortes que ele(ser humano) e, em sendo assim, não consegue concretizar seus objetivos.

Maslow certa vez fez uma experiência, inclusive foi tema num programa do “Globo Repórter”, sobre a necessidade do contato humano ou animal. Ele fez uma experiência com macacos. Fez uma mãe de “arame” e uma mãe “felpuda”(composta de veludo) e colocava a mamadeira para o filhote de macaco ir se alimentar. Advinhe o leitor em qual das “mães” o filhote preferiu mamar? Fácil: na de feltro onde ele sentia um contato mais parecido com o de sua mãe verdadeira.

A “criança humana” a mesma coisa. Ela tem necessidade de contato com a mãe. Por isto, que os educadores e psicólogos recomendavam que as gestantes “conversem” com o bebe, o tratem com carinho já na fase de gestação. E quando nascem então, nem se fale. As mamães devem, ao banharem-se seus filhos, fazer massagem no corpo dos nenéns. Isto desenvolve toda uma química interior tão importante quando eles atingirem a fase adulta, a fim de que sejam personalidades EQUILIBRADAS, do ponto de vista físico e emocional.

Outro dia, também no Globo Repórter, passou uma reportagem mostrando pelo ultra-som, que os futuros bebes, “sentem” e deixavam transparecer no rosto, as impressões e estados emocionais das mamães.

Lembro-me de um que até sorria no útero da mãe. Foi emocionante!

Continuaremos o tema, numa próxima crônica.

Bibliografia: ( 1 ) Krech, David – Crutchfield Richard – Elementos de Psicologia – Livraria Pioneira Editora – SP. 1980.

===========================================================

Antoni BigCuore Casagrande. Autor é cantor e Escritor em SP. Seu livro mais recente, A Saúde da Alma e do Corpo. Contatos pelo e.mail: antonibigcuore@yahoo.com.br . (all rights reserved )

=====================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 13/08/2006
Código do texto: T215377
Classificação de conteúdo: seguro