É só mais uma crônica sobre televisão

Estou aqui postando esta crônica, porque estou realmente de saco cheio da televisão.As pessoas parecem não ter mais criatividade, é sempre a mesma coisa, um copia do outro que copiou do outro, que copiou do outro... E assim vai neste ciclo sem fim, formando telespectadores sedentários, vegetativos e que parecem não serem capazes de pensar com o próprio cérebro e nem de formarem suas próprias opiniões.

Vou começar pelo pior de todos, os programas de fofoca da RedeTv.É um drama só!Esses dias, estava mudando de canal, quando parei na RedeTv e vi uma chamada que dizia: “A apresentadora Xuxa sofre queimaduras”.Conforme a reportagem procedeu, vi que não era nada disso: A Xuxa só havia colocado, sem querer, a mão na lataria de seu carro, que estava de baixo do sol escaldante, e como todo ser - humano tem poder reflexivo, ela imediatamente tirou a mão do carro e gritou “Ai”.Ah, me poupe, tenho até dó dos famosos, basta eles darem uma respirada mais profunda, que... Pronto, estão com câncer no pulmão.

E nem a globo se safa dessa, não. Sabe que filme passou ontem na sessão da tarde? Quer uma dica? É inédito, só faz uns vinte anos que saiu do cinema: ”A lagoa azul”. Será possível que eles acreditem que alguém ainda não viu esse filme? Sim, pois o povo não se importa com o que a TV transmite, seja repetido ou não, os telespectadores estão lá firmes e fortes, batalhando assiduamente para que seus neurônios morram cada vez mais, de formas cada vez piores. Sobre Big Brother Brasil, bem, na primeira edição, era tudo novidade, na segunda era uma nova expectativa, na terceira era suportável, da quarta em diante percebi que era a maior porcaria que o ser - humano pode ter inventado em termos televisivos.Sinceramente, não vejo lógica em ficar vendo a rotina comum, de pessoas comuns, em uma casa comum, e, é claro, com muita baixaria comum, porque é disso que o povo gosta:baixaria,polêmica, barraco e tudo aquilo que não acrescenta nada de bom em nossas mentes e espíritos, pelo contrário, só os faz definhar aos poucos.

Pelo SBT eu até tinha certa... Admiração em um ponto: O programa “Casos de família” era sim polêmico, afinal as pessoas abriam suas vidas pessoais pro Brasil inteiro ver (comparando-se a BBB, não é nada!), porém, quando era apresentado por Regina Volpato, o programa tinha um quê de solidário, de realmente querer ajudar as pessoas, por mais que muitas vezes, acredito eu, isso não tenha funcionado, mas pelo menos a intenção era relativamente boa.Agora, mudou de apresentadora, e o que ela quer não é ajudar, e sim, ao meu ver, piorar os casos das famílias.E o próprio Silvio Santos afirmou que teve que fazer essas mudanças devido á não conseguir competir em audiência com o programa da Márcia(sabe aquele de slogan “Mexeu com você, mexeu comigo”?...Chorei de rir, pra não chorar de chorar).Silvio Santos é um vencedor, admiro-o muito por ter conquistado o que conquistou, mas todo vencedor tem que passar o ponto um dia, parar de reprisar novelas mexicanas, e transmitir a programação no horário estipulado(“Não percam a sessão das oito e meia, ás dez e meia”).

Mas todas as emissoras têm uma coisa em comum: os telejornais. Todos são iguais: Só desgraça, mortes, catástrofes, mortes, seqüestros, mortes, pais jogando filhos pela janela, filhos matando pais, padres molestando criancinhas, guerras e mais guerras, tráficos que geram roubos, roubos que geram mortes, mortes e mais mortes e etc... Sempre a mesma coisa de sempre! Mas neste caso, não são os telejornais os culpados, afinal, eles só têm a obrigação de informar o que acontece no mundo. Neste caso, os culpados são os seres-humanos, lembra?Aqueles que não conseguem pensar com o próprio cérebro e nem formar uma própria opinião.

Lucy Van Pelt
Enviado por Lucy Van Pelt em 21/03/2010
Código do texto: T2150917
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.