VIAGEM A SANTOS

Fico pensando, hoje se viaja a cidade de Santos com tanta facilidade.

Assim nao era na minha infancia.

Me lembro da ansiedade com que eu e meus primos esperavamos, para nas ferias, ir alguns dias para a praia Jose Menino, na cidade de Santos.

Tudo tinha que dar certo, as ferias do trabalho de minha mae.

Contar com a boa vontade do Tio Genesio, para nos emprestar seu apartamento em frente a praia.

Bom mais algumas vezes tudo se encaixou, e conseguimos ir.

Nossa era uma odisseia, levantavamos madrugada ainda, para pegar a conducao que nos levaria ate a estacao de trem.

La chegando pegavamos o trem que nos deixaria na estacao da luz, e la tomavamos outro que nos conduziria ate Santos.

E por ultimo embarcavamos no bonde ate a praia Jose Menino.

Ufa to cansada so de lembrar.

Mas era uma festa para mim, que delicia, o trem passava pelos tuneis, a escuridao agucava minha imaginacao.

Eu criava um monte de historias com a escuridao dos tuneis.

Minha mae e minha vo, preparavam lanches deliciosos, para comermos durante a viagem.

E la iamos nos felizes, cheios de malas e de esperanca, por ver o mar a praia, catar conchinhas, fazer castelos na areia.

Ficavamos no maximo uma semana, mas como curtiamos esse periodo, fizesse sol ou chuva, invarialvelmente estavamos cedinho na areia da praia.

Crianca criada no interior, como eu, o mar e uma novidade sem igual.

E o apartamento de quarto e sala do tio Genesio entao ! !

Eu so tomava elevador quanto ia para la, pois na vila que morava, isso nao existia, era um lugar so de casas.

Achava o maximo, subir e descer naquela caixa fechada.

Ficar na janela do apartamento , era um espetaculo, ja que ficava no decimo andar.

Nao me cansava de olhar aquela vista, tao diferente da que eu tinha la na vila.

Outra atracao para mim, era uma sorveteria, que havia perto do apartamento, todos os dias depois da praia iamos tomar sorvete la, o meu predileto era de "coco queimado" ate hoje, nunca mais esqueci o gosto delicioso daquele sorvete.

As dificuldades para chegarmos la e a canseira eram enormes, hoje nem se compara, pegamos o carro e rapidinho estamos na praia.

Mas, o gosto dos preparativos para a grande viagem.

A expectativa da espera para viajar.

A propria viagem de trem e bonde, aaaaa era uma delicia sem igual.

Hoje quando conto isso aos mais jovens, eles se divertem, e as vezes nem acham possivel, tanto sonho, tanta alegria, para um passeio ate Santos.

Creio que eles ficam a cismar, e nao acreditam que alguem possa ter alegria, com tanto transtorno para simples passeio.

Mas eu nao via transtorno, ao contrario, eu sonhava e me alegrava por demais, com a espera da viagem de uma semana no apartamento emprestado pelo tio Genesio, uma vez por ano, la na praia Jose Menino, na cidade de Santos.

Lenapena
Enviado por Lenapena em 21/03/2010
Reeditado em 23/03/2010
Código do texto: T2150709