PARA ESTE DOMINGO (21MAR10)
Por Carlos Sena
Por Carlos Sena
Domingo é dia de missa. Dia de reflexão, de elevar o pensamento aos céus e conectar-se com a fé. A mesma fé que remove montanhas, que tudo pode e que a tudo alivia.
Fé não é um ato à toa. Também precisamos exercitá-la para que não sucumba no reino da contemplação. Praticar a fé nos torna maior na medida em que as nossas vivências ficam mais sólidas e menos verborrágicas. Perto de nós sempre há alguém vociferando o que faz e o que deixa de fazer! O mérito maior da vida não consiste nisto, mas no que efetivamente construímos com convicção, fé e contrição. As boas ações por si sós se propagam e, portanto, dispensam propaganda que mais servem à vaidade.
Para este domingo, refletir nunca será demais. O mundo precisa de reflexão, de internalizarão de princípios bons de cristianismo como solidariedade e amor. Religar-se com Deus é fundamental! Deus nunca deixou de ser a "moda", diferente do que se apregoa por aí. Deus é mesmo dez, pela dimensão infinita e extemporânea que emana. Finito somos nós, embora nos comportemos como se eternos fossemos. Para este domingo, lembro que "TUDO PASSA", do mesmo jeito que há quase três mil anos depois de Cristo, tudo continua PASSANDO. Talvez esta simples colocação do óbvio possa nos remeter ao concreto do que vivemos hoje: planejamos, planejamos, planejamos tudo dentro de certa lógica do permanente. O amor, por exemplo! Quantas pessoas o querem na lógica do eterno? Só o amor de Deus é eterno, posto que exista no abstrato-concreto dos princípios da Santíssima Trindade.
O tempo passa, a vida passa, o amor passa, a juventude passa. Também passa a velhice, a angústia, a solidão. Evidente que, pelo princípio HUMANO e pecador, nos iludimos na expectativa do ETERNO enquanto ele não passa. Talvez isto seja bom, posto que não podemos viver sem ilusão. Mas, a maior ilusão é aquela em que você se ilude pensando que tudo passa, porque passa mesmo. Para este domingo, um copo cheio de PAZ.