Obesidade e internet

Cecília está uma baleia. São milhares de horas navegando e comendo. O seu cérebro está recheado de gordura amarela e sebenta. Sua capacidade para interpretar tanta mensagem inútil vai acumulando banha no raciocínio ainda frágil. Antigamente os cérebros eram alimentados pela televisão, agora o cardápio ficou maior e a obesidade também. Tanta matéria iludível gera inutilidade que se transforma em gordura. Falar nisso é tremendo pecado. Mas uma vida sem boa leitura resulta em macaquice. Certa absorção de tolices corrói o corpo e a sociedade. Gera a pior das misérias que é a submissão a toda e qualquer novidade. É preciso ter piedade de Cecília.

Poucos livros e muita imagem impossível disponível pela rede. Amigos virtuais que ela vai engolindo, engolindo, até começar a estourar aos poucos. Jamais pisou numa livraria, jamais melhorou o seu fraco vocabulário para tantas certezas rudes. Mas está na moda da onda tecnológica.

A coisa mais triste do mundo é levar internet para as escolas rurais. Tenham piedade dessas crianças! Que triste corrupção será ver aquelas criaturas santas, boas, limpas de imaginação, mergulhadas no palácio da contemplação. Nunca mais haverão de gostar das coisas simples e puras. Nunca mais o olhar voltado para a professora com interesse real do saber transmitido. Tudo o que ocorrerá será um desejo de sair daquele mundo silencioso e arbóreo. O êxodo dessas alminhas despreparadas para receber tanta informação urbana é um fracasso, ainda que sejam todas saídas dos auditórios ridículos das televisões.

Com Cecília ocorreu o mesmo. Já não se vê como antes. O índice de audiência criou nela um entupimento da leitura através dos livros que criam imagens. Quando ela dorme as palavras do dia se transformam em imagens que são de uma cidade que nunca viu e que deseja habitar. Dentro dela estourou o delírio das coisas perfeitas e prontas como à obesidade mastigada das frituras. Criou uma espécie de Nova York em meio ao humilde jardim, onde antes existia uma cerca, com algumas flores reais; além das hortaliças, para subsistência precária. Pela internet ela acabou de entrar no universo que não passa de um grande supermercado global em oferta. Oferta que ela come com os olhos sem parar.

*******************

Sobre o comentário

Tenha paciência e comece os melhores exercícios, não ligue para o lazer dos aposentados.