PRA FAZER ESSE DIA VALER

Durmo cedo, acordo cedo, hábitos de muitos anos. Gosto de buscar a aurora quando ainda parece receosa de chegar. Ela deve ficar bem mais feliz quando vê gente a esperá-la. A coitada se enfeita , pede um tiquinho de azul ao céu para pintar os olhos, uns raiozinhos de sol para corar as faces, fica toda linda e o mundo dormindo? Ah, muito frustrante! Então, pelo menos de mim, ela não tem do que reclamar...

Roupa prontinha, tênis no pé, vou caminhar. Hábito também de muitos anos. Enquanto isso, a população ainda recolhida em seus santos lares, provavelmente sonha que o mundo é bom, e a maldade não existe, e o dia de hoje vai ser diferente do de ontem, e a gente vai cansar menos, e quantos feriados temos no calendário, e a páscoa vem aí, e o que vou fazer no domingo, e...? E sei lá mais o quê, porque eu não começo meu dia assim, nem penso nada disso, vou caminhar...

A rua é silêncio e as árvores da praça ainda trazem os últimos rumores da noite. Xô, passarada! É hora de voar, todo mundo voando, que vida de passarinho também não é mole. Só o ser humano é que pensa, “ai, quem me dera ser aquele passarinho que não tem o que pensar!” Não tem? Quem falou que não? Pois é, mas para quem não sabe, passarinho também pensa. E tem cada problemão! Mas, isto é outra discussão filosófica...

Vou sozinha. Nunca gostei de companhia nessa hora, porque é o momento em que converso pensando. É a hora de Deus, do universo, da natureza, da harmonia, da solidão, do agradecimento, da reflexão, do olhar vendo, do sentir sentindo, de ser eu e mais ninguém. E depois, já me alertaram várias vezes “você é uma profissional da voz, precisa se cuidar". Então eu me cuido. E dentre tantos cuidados, fazer caminhada conversando é um veneno na lista da “saúde e higiene vocal”. Pronto! Vou insistir?

Pego a estradinha de terra. Não tenho preguiça de distância. Aliás, sou de muitas distâncias, sempre... Por isso, vou longe, caminhando. E quando ando comigo mesma, o tempo para. Só a volta, quando entro em área urbana, não é tão boa. O mundo já acordou e a vida real começa a passar por mim, em uniformes de escola, em carros tresloucados, em gente apressada, em cheiro de óleo, em mais um dia comum que começa...

E eu preciso fazer valer mais esse dia comum...

MARINA ALVES
Enviado por MARINA ALVES em 19/03/2010
Reeditado em 19/03/2010
Código do texto: T2146819
Classificação de conteúdo: seguro