Pelas ruas de Paris

As duas amigas se conheceram em Londres. Não se desgrudaram mais. Museus, parques, catedrais. Passeios culturais para ficar na história e na memória para sempre.

Mas, o sonho maior é ir para Paris. Os maridos tomam conta das despesas e contabilizam no final dos passeios tudo que gastam. Cidade Luz! De boca aberta e olhos esbugalhados olham encantadas a vista de Paris da esplanada de Trocaderos. Bem à frente; a sonhada Torre Eiffel.

O museu do Louvre é um caso a parte. As esculturas, pinturas, objetos decorativos marcam profundamente a alma de todos. As mulheres enlouquecem com o luxo dos apartamentos de Napoleon III e a exuberante decoração rococó aspergida pelos cômodos tão bem conservados no Louvre.

Manhã e tarde andam pelas salas e os corredores do Louvre. Dez horas passam na velocidade da luz. Do lado de fora as amigas se dão conta que ao atravessar a rua estão dezenas de lojas abertas. “Compras, lá vamos nós”. Os maridos tentam saber como tiram força para continuarem andando.

Raul senta em um banco olha para a mulher, com uma cara de desacorçoado. Levanta tira da carteira do bolso 20 euros e entrega para a mulher.

“Torre tudo não quero troco!”

“Nossa! Lola, o que vou comprar com todo esse dinheiro?”

Entram em uma loja de perfumes. Matilde procura o seu Carolina Herrera 212 .Assusta com o preço 183,00 euros.

Matilde não desiste e pensa em uma echarpe de seda. O preço? 100 euros!

A mulher, então, percebe que 20 euros não significam muito. Procura algo equivalente a 20 euros para comprar. As vitrinas são de tirar o fôlego. Bijuterias, roupas, sapatos, bolsas,... um batalhão de soldados de chumbos. Soldados de chumbo? Os franceses colecionam soldados fardados de todas as guerras e revoluções da história. Matilde descobre estupefata que os seus 20 euros não compram um soldado fardado. Os seus 20 euros podem comprar um único soldadinho de chumbo, ou melhor, um general de chumbo, um Napoleão Bonaparte, pelado!