Iniciei este texto com um pé atrás, afinal começar algo, dar o pontapé inicial, depende muito em que pé as coisas estão. Já faz tempo que penso dar um pé-na-bunda em várias situações, do tipo enfiar o pé na jaca e só observar o resultado, mesmo que no fim,  as coisas fiquem sem pé nem cabeça. Não importa o resultado. Pé ante pé e vamos cheirar um rapé.

                 Talvez meter os pés pelas mãos não seja o maior problema, pois às vezes,  um pé-na-bunda  bem dado ou bem recebido sempre empurra para frente quem o recebeu.  Quem planta os pés no chão, criando raízes, pára no tempo: não dança, não pula, transforma-se num chato e que popularmente chamamos de um pé-no-saco ou pé-na-virilha. Estes geralmente, não mudam de atitude, nem mesmo usando a força de um pé-de-cabra. 
                 Os pés são para dar estabilidade, movimento, para pular e chutar. Pé ante pé e chegamos aonde queremos. Terminar o percurso , as vezes é muito mais fácil, que dar o primeiro passo, com o pé direito à frente.

                
                Sempre sonhei em ser um pé-de-valsa, porém meus pés não se comunicam muito bem com meu cérebro e na última tentativa de ser um Fred Astaire, o professor disse-me ao pé-do-ouvido: " Olha, não fique com um pé atrás, mas com esses pés-de-chumbo tamanho 43 teu futuro na dança está enterrado no pé-da-cajarana". Foi como se a terra se abrisse aos meus pé
s. Acredito nem mesmo com pés-de anjo eu me sairia bem nessa tarefa.

                Muitos fazem seus pés-de-meia somente com os pés, (principalmente os joadores de futebol e os pedicuros) e nem precisam explicar como foi o ponta-pé-inicial. A atitude dos que fizeram tudo ao pé-da-letra foi o contra-pé da vagabundagem.  Alguns usam um pé-de-coelho para enganar a sorte, outros por sorte nasceram com um pedúnculo do tamanho de um pé-de-mesa. 
              
              Há quem diga que hoje ter um pé-na-cozinha ajuda a por um pé na universidade. A que pé chegamos!!  Mérito passou a ser o que menos importa. Um pé de arruda para todos os que tentam ingressar com o pé direito nos bancos universitários, já que estudar não tem sido o mais importante. 

                Estando sempre em pé e a ordem podemos ajudar a um irmão, um pé-rapado, um pé-de-cana, um pé-de-chinelo, não importa em que pé ele esteja, o mais importante é ter os pés no chão na hora da missão.